Artistas da Terra


Artistas da Terra

MACIEL MELO
Filho do grande e inesquecível Heleno Louro (In Memorian), nasceu em Iguaracy e, quando adolescente acompanhava o pai com seus irmãos nos forrós que ia tocar. Lançou o seu primeiro disco em 1989, que tem como título "Desafio das Léguas" Daí por diante começa a carreira artística do matuto sonhador, ou melhor: do "Caboclo Sonhador" Ele veio para ficar "Que nem vem vem" canção esta que foi gravada por ele e por muitos artistas de nome nacional, como Flávio José, Elba Ramalho, Fagner e outros. Maciel sabia que a estrada era muito difícil e longa, que os caminhos eram tortuosos, cheios de espinhos e dificuldades, mesmo assim ele enfrentou esses desafios, tornou-se um instrumentista de primeira linha e o cantor querido por todos nós.

Abram alas para um novo cantador. Profissão: a poesia, o violão, o repique da zabumba e os acordes da sanfona que o mestre, Heleno Louro plantou no ouvido e na alma desse sertanejo. Em 1974, deixa sua Iguaraci e adota Petrolina como sua Segunda cidade natal, onde morou por 16 anos. Em 1986, avalizado pelos cantadores: Vital Farias, Xangai, Dominguinhos e outros menestreis, que cantam com a verdade, as coisas, os costumes e o lirismo da musicalidade do povo do Sertão, começa a percorrer as estradas espinhosas onde trafegam, cantadores e cantores clandestinos, em busca da verdadeira essência cultural de seu país. Em 1987 Maciel, elabora o projeto de seu primeiro disco DESAFÍO DAS LÉGUAS, composto em parceria com o poeta pernambucano Virgílio Siqueira, que teve participações especiais de: Xangai, Vital Farias, Dercio Marques e o violinista francês Frederic Victor. Um trabalho independente, que lhe rendeu apenas experiência e maturidade, para encarar os desafios que o poeta popular tem que obrigatoriamente abraçar. Na verdade, o primeiro impulso, veio com o Quinteto Violado, no ano de 1985, quando foi gravado pela primeira vez pelo grupo, com a música, ERVA-DOCE, de sua autoria em parceria com o guitarrista pernambucano João Neto. Em 1991 Acontece o primeiro sucesso de Maciel Melo, na voz do cantor paraibano Flávio José, com o xote QUE NEM VEM-VEM. Participou neste ano do festival de frevo organizado pela TV. Jornal do Commércio, em Recife - PE. Recifrevo com a música FREVER, em parceria com o poeta Walmar Belarmino, ganhando o prêmio de segundo lugar. Em 1992 - Elba Ramalho regrava a música QUE NEM VEM-VEM no disco ENCANTO, sendo a música de trabalho do disco.

Nesse mesmo ano, tá lá também Maciel Melo, nas paradas com CABOCLO SONHADOR lançando o cantor paraibano Flávio José, que se torna conhecido em todo Norte e Nordeste. Maciel Melo, começa aí a futucar o seu espaço como compositor. Em 1993 Fagner grava CABOCLO SONHADOR, e NOS TEMPOS DE MENINO. Ainda em 1993, Alcimar Monteiro Grava a música MARIA, MÃE E MULHER. Participa do projeto seis e meia e faz o show de abertura, no Teatro Do Parque, para o cantor baiano Moraes Moreira. Em 1994 - Mais outro sucesso de Maciel Melo, emplaca na voz do cantor Flávio José, com a música TERRA PROMETIDA. Alcimar Monteiro, grava UM RECADO, UMA SANFONA E UMA RABECA. Amelhinha regrava em um pout-porri, a música CABOCLO SONHADOR, e começa a surgir uma série de pedidos para compor e participar de discos de artistas contemporâneos. 
FONTE:(.iguaracy.pe.gov.br)
Iguaracy Força Jovem

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS