CANTO MÃE CORUJA É INAUGURADO EM IGUARACY


CANTO MÃE CORUJA É INAUGURADO EM IGUARACY

Saiba como funciona o Programa 
              Mãe Coruja
                 




  
Foi Inaugurado no dia de ontem em Iguaracy, (29.02.12) o Canto Mãe Coruja, onde estiveram presentes representantes da equipe de governo, o Prefeito Albérico Rocha e o Vice Prefeito José Lopes Torres (Zeinha) e a coordenação da X Geres. Este programa foi criado em 2007, por meio do decreto de n° 30.859, o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente em 103 municípios do Estado. O objetivo é garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável. A ação busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.

Um pouco sobre o Programa: CLIC EM VEJA MAIS

O Nome
Na cultura popular a expressão "mãe coruja" diz respeito às mães que cuidam e se orgulham de seus filhos. A coruja também é o símbolo clássico da filosofia. Esse animal consegue movimentar-se de forma a enxergar tudo em sua volta, assim, une as partes e compreende o todo. Além disso, tem intuição e sabedoria.

O quê
Uma proposta voltada para a redução da mortalidade materno-infantil, é o próprio compromisso de promoção da saúde de mulheres gestantes e crianças de 0 a 5 anos.

Quem
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Agricultura; Mulher; Criança e Juventude; e Planejamento e Gestão.

Como
Cuidando atenção integral às gestantes usuárias do sistema único de saúde, bem como aos seus filhos e famílias, incentivando o fortalecimento dos vínculos afetivos e criando uma rede solidária para redução da mortalidade infantil e materna, além da melhoria de outros indicadores sociais, através de ações articuladas entre os eixos da saúde, educação, desenvolvimento e assistência social.

Por quê
Números de Pernambuco:
•23,9% de mães ADOLESCENTES = 36.288 NV (2005)
• 3,4% de mães sem consulta de PRÉ-NATAL = 5.247 NV (2005)
• 10,9% de mães com 1 a 3 consultas de PRÉ-NATAL = 16.637 NV (2005)
• 7,5% de RN com BAIXO PESO AO NASCER = 11.473 NV (2005)
Entre 2002 e 2004 tivemos 344 ÓBITOS maternos e 456.632 NV
Razão de Mortalidade Materna do estado =
75,3 óbitos maternos por cem mil NV
•3.263 ÓBITOS em menores de 1 ano (2005)
• COEFICIENTE DE MORTALIDADE NEONATAL DO ESTADO
= 12,6 por mil NV (2005)
Coeficiente de Mortalidade Infantil no estado =
21,5 por mil NV (2005)

Onde
Atualmente implantado em 103 municípios do Estado de Pernambuco.


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS