REUNIÃO SOBRE ESTIAGEM : UM MAPA DO QUE SOLICITARAM OS PREFEITOS SERTANEJOS


REUNIÃO SOBRE ESTIAGEM : UM MAPA DO QUE SOLICITARAM OS PREFEITOS SERTANEJOS

Veja em resumo o que cada prefeito apresentou como pleito ao Secretário Ranilson Ramos e representantes do Comitê de Combate à Estiagem:

Marconi Santana – Flores : O prefeito cobrou agilidade para resolver o problema das constantes interrupções de distribuição com água dos poços de Fátima por problemas nas bombas. Disse que em caráter de urgência mais dois ou três poços devem ser perfurados. Chamou a atenção também para o mesmo problema em Fátima. “A água de Fátima abastece a região mas fica às vezes cinco dias da semana sem água”, reclamou. Voltou a sugerir aquisição de caixas dágua de 10 mil litros para distribuição.

Evandro Valadares – São José do Egito
: foi um dos que mais reclamou diante da situação de pré colapso. Cobrou agilidade nas obras da adutora do Pajeú, mais carros pipa e um plano emergencial para socorrer o município e o Distrito de Riacho do Meio.

Luciano Torres – Ingazeira : Chamou a atenção para o drama de Santa Rosa, cuja água vem de um poço que vem tendo queda de vazão. A solução seria trazer água do sistema adutor da Barragem do Rosário. Sugeriu financiamento para adquirir bagaço de cana, com as prefeituras dando suporte para o transporte;
Dinca Brandino

Adelmo Moura – Itapetim : afirmou que na zona rural o problema não é tão grave, mas a situação na área rural é caótica. Chamou a atenção para necessidade de pagamento em dia dos pipeiros, que tem se recusado a trabalhar.

Dinca Brandino – Tabira : Solicitou à Compesa a retomada do abastecimento para comunidades com água da Barragem de Travessão e Boa Vista, cuja distribuição foi cortada a 15 dias. Solicitou perfuração de vinte poços e afirmou ter áreas onde há água, mas necessita de tubulação para levar a comunidades do município. Tem recursos para construir uma grande Barragem na Azeitona, mas o CPRH ainda não deu a licença ambiental.

João Ermano - Triunfo : O vice Prefeito disse que o município tem uma barragem para atender 4 mil pessoas que está atendendo 12 mil , além de precisar de uma limpeza. Solicitou carros pipa para zona rural e poços artesianos.

Nemias Gonçalves

José Vanderlei - Brejinho : O açude que abastece a cidade está em pré colapso. Solicitou estudo para intervenção emergencial. Diz que é muito cobrado pela população. Pediu ainda conserto de poços e cataventos na área rural.

Delson Lustosa - Santa Terezinha : A obra da adutora que vai livrar a cidade do racionamento está avançada, mas a Celpe precisa agilizar a eletrificação do sistema. Os caros pipas foram prometidos pela Compesa a cada oito dias, mas abastecem a cada quinze dias. Solicitou três carros pipa. Disse que chegou a negar pedido de Evandro Valadares para liberar retirada de água do reservatório da cidade porque não tinha outra opção.

Carlos Evandro – Serra Talhada : Parabenizou as ações anunciadas e solicitou mais suporte ao município. Revoltado com a paralisação da distribuição pelo Exército de carros pipa, confirmou protesto com entidades para a BR 232 na segunda (7).

Marconi Santana
Joelson - Calumbí : Solicitou mais caros pipa para área rural. Reclamou que os poços e reservatórios que abastecem a cidade, ainda em bom estado, estão tendo muita água retirada por carros pipa da região. “estamos sentindo a baixa da vazão dos poços”.

Sávio Torres – Tuparetama : disse que em mais 30 ou 40 dias a Barragem de Bonsucesso entra em colapso. Vai depender da Adutora da Barragem do Rosário. Pediu à Compesa maior fiscalização, pois há vários vazamentos e ações clandestinas que diminuem a vazão. Solicitou mais dois pipas e disse ter cinco projetos prontos de R$ 500 mil para abastecer a zona rural.

Cida Oliveira – Solidão : Informou que o município tem poços desativados a anos, por falta de manutenção do IPA. Pediu mais poços e pipas, já que só o exército atende de forma insuficiente. Ranilson ramos confirmou que visitará o município, único do Pajeú onde ainda não esteve.

Zé Pretinho – Quixaba : Disse que a situação ruim e na Zona rural, já que na cidade a Adutora Zé Dantas garante a distribuição. Reclamou de poços quebrados, solução para os animais e mais carros pipa.

Nemias Gonçalves – Custódia : O reservatório que abastece a cidade, de capacidade para 21 milhões de metros cúbicos só tem oito. Muitos carros da transposição estão pegando água lá e aumentando o drama. Já pediu providências ao MP. Tem cinqüenta poços cavados precisando só ser instrumentalizados. Disse que com o dinheiro de dois meses de um pipa se fura um bom poço. Disse que o TCE tem que reduzir burocracia para ações emergenciais.

Ozeas Magno - Carnaíba : O Secretário interino de Agricultura disse que a situação da Barragem do Chinelo dá certa comodidade, mas são necessários mais poços, principalmente na área de sedimentos.

Augusto Martins – Afogados da Ingazeira : o Comdrur mapeou áreas que precisam de mini adutoras, recuperação de poços, poços tubulares e dessalinizadores. Afogados precisa de mais dois carros pipa, mas faltam profissionais. Defendeu ampliação da ETA que não consegue colocar água tratada nos pipas. “Eles tem que pegar direto na Barragem”.

Albérico Rocha - Iguaracy : Esteve na Secretaria de Agricultura como representante do Cimpajeú e elogiou o encaminhamento do encontro. Disse ter encaminhado à Secretaria de Recursos Hídricos um levantamento e projeto para dois sistemas de abastecimento em Tamboril e Queimadas dos Felipes. Um necessida de três quilômetros de adutora. Informou que tem feito muito ou está fazendo com recursos próprios, como intervenções em Caatingueira e Picos, além de várias cisternas, mas solicitou suporte do Governo do Estado.
Por Nill Júnior

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS