COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DENUNCIA AMEAÇA CONTRA QUILOMBOLA EM IGUARACY, NO PAJEÚ


COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DENUNCIA AMEAÇA CONTRA QUILOMBOLA EM IGUARACY, NO PAJEÚ

(A maior parte dos quilombolas da Varzinha dos Paulinos, são remanescentes de escravos desta grande e majestosa fazenda que deu nome a comunidade e que pertenceu ao Coronel Paulino Raphael) 
Tv Web Sertão

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) denuncia que mais um trabalhador rural está sendo ameaçado em Pernambuco. A vítima é o agricultor José Ivan da Silva, da comunidade quilombola de Varzinha, localizado no município de Iguaracy, Sertão do Pajeú.

No último dia 19 de maio, quando voltava para casa, o agricultor foi surpreendido por um funcionário do proprietário da fazenda que está sendo reivindicada pela comunidade como território quilombola. De acordo com o trabalhador, na ocasião o funcionário lhe informou deveria tomar cuidado quando estivesse na propriedade, olhar para os dois lados para não ser surpreendido por ninguém.

O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia do município no último dia 22 de maio. "A comunidade quilombola Varzinha e a CPT esperam que os órgãos competentes tomem medidas emergenciais e concretas para garantir a proteção do trabalhador e de todas as famílias que vivem no local, além de punir os responsáveis pelas ameaças", diz nota da CPT.

A comunidade Quilombola Varzinha, onde seu José Ivan vive, já possui uma história de luta pelo reconhecimento e demarcação de seu território desde 2002. É formada por trinta famílias de trabalhadores rurais. De acordo com os relatos dos moradores, todas as famílias nasceram e se criaram no local.

Em 2003, surgiram os primeiros episódios de conflitos com o proprietário da Fazenda onde está localizada a comunidade Em 21 de novembro de 2011, os proprietários da área onde está localizada a comunidade entraram com processo na Comarca de Afogados da Ingazeira, alegando invasão da propriedade pelas famílias.

Em 03 de janeiro de 2012 foi realizada uma nova audiência, desta vez no fórum de Afogados da Ingazeira. Como resultado desta audiência, o processo foi transferido e encontra-se atualmente na Vara Federal de Serra Talhada/PE, por se tratar de uma comunidade quilombola.
Por Nill Júnior

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS