Tabira recebe o 1º Congresso Jurídico e Social do Pajeú


Tabira recebe o 1º Congresso Jurídico e Social do Pajeú

Dezenas de advogados, membros do Ministério Público e estudantes, participaram do 1º Congresso Jurídico e Social do Pajeú, realizado no sábado (30.06), na cidade de Tabira, e realizado pela Subseccional da OAB-PE de Afogados da Ingazeira em parceria com o Conselho Tutelar daquele município. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, foi presidente de honra do evento, que também homenageou a defensora pública Tereza Joacy.
Coordenado pelo presidente da Subseccional de Afogados da Ingazeira, Érico Douglas, e com a organização científica do professor Eriberto Cordeiro, o Congresso teve como tema “Reflexões e Perspectivas dos Direitos e Garantias Constitucionais”, foi abordado durante toda a programação, que contou com palestras e apresentações culturais. Além das autoridades já citadas, o evento contou ainda com a participação do desembargador do TJPE, Bartolomeu Bueno; do juiz titular da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Mozart Valadares; da juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Afogados da Ingazeira, Ana Marques; do juiz aposentado José Francisco Filho; do juiz Draulternane Pantaleão; do promotor de Justiça Lúcio Luiz; da assessora jurídica do Estado de Pernambuco, Lizziane Brito e do professor e poeta Dedé Monteiro.
Em debate, temas como o papel das entidades de classe no fortalecimento das instituições; a relação entre o Judiciário e a sociedade; violência doméstica; mecanismos legais e sociais para o combate ao uso de drogas; bullying nas escolas; qualificação da educação e ainda o direito ao voto e a importância das eleições como instrumento de transformação social. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, elogiou a realização do congresso e destacou a importância do evento para o Sertão do Pajeú.
“A OAB-PE se sente prestigiada em poder apoiar iniciativas como a realização deste congresso. Graças ao trabalho em conjunto com a Subseccional de Afogados da Ingazeira, podemos promover projetos como este, trazendo discussões técnicas e também de cunho social para profissionais e para a sociedade”. Mariano também lembrou a importância da Defensoria Pública de Pernambuco ao falar da homenageada: “Tereza Joacy é filha de Tabira. Nada mais justo que direcionar a ela a homenagem deste primeiro congresso. É uma pena que em meio a um momento tão rico e importante que Pernambuco vive, uma instituição como a Defensoria Pública não seja prestigiada da forma como merece”.
Responsável pela organização científica do evento, o professor Eriberto Cordeiro agradeceu os esforços da OAB-PE na realização do evento: “Este congresso só está acontecendo graças ao apoio da OAB-PE e do Conselho Tutelar de Tabira. Queremos agradecer ao presidente Henrique Mariano, que se dispôs a apoiar este evento desde o início. Esperamos que, no próximo ano. possamos estar promovendo o nosso segundo congresso. A idéia é que anualmente uma cidade do Sertão do Pajeú sedie o evento, tornando o congresso ainda mais democrático”, concluiu.
Ao final do congresso, o poeta Dedé Monteiro reuniu cantadores da região para uma apresentação cultural. Em seguida, foi lançado o livro “Reflexões e Perspectivas dos Direitos e Garantias Constitucionais”, uma publicação que reúne artigos de 20 autores, coordenado pelo professor Eriberto Cordeiro. Postado por CAUÊ RODRIGUES

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS