GLOBO RURAL VAI MOSTRAR EXPERIÊNCIAS QUE INCENTIVAM A PRODUÇÃO DE MEL EM TABIRA


GLOBO RURAL VAI MOSTRAR EXPERIÊNCIAS QUE INCENTIVAM A PRODUÇÃO DE MEL EM TABIRA

Neste domingo (5), o “Globo Rural” apresenta uma reportagem de Camila Marconato sobre a criação de abelhas em Tabira, no sertão de Pernambuco. A jornalista conta a história de Adelmo Cabral, que, ao visitar a cidade de Tabira, percebeu uma grande quantidade do inseto no local e decidiu investir na produção de mel.
Apesar de não ter formação na área, Adelmo montou um laboratório, na casa dos fundos de seu sogro, para estudar as abelhas através de uma colmeia de vidro. A partir desta observação, ele começou a desenvolver diversos métodos de criação do inseto, e teve como resultado um considerável aumento de produção e diminuição de custos. O sucesso de suas técnicas incentivou os moradores da região, e atualmente a cidade de Tabira possui uma cooperativa que trabalha com 200 apicultores locais.
Em uma de suas experiências, Adelmo conseguiu criar uma “Colmeia em Condomínio”, nome escolhido por ele para batizar um sistema que comporta até três rainhas no interior do abelheiro. O sucesso desta prática está em impedir que elas se encontrem, mas permitindo que suas operárias se misturem umas às outras, triplicando assim a produção. Outro método criado por ele foi o uso de roupa de nylon para trabalhar com os insetos, que evita acidentes e oferece melhor proteção aos apicultores.
Atualmente, Adelmo Cabral é o presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro (Coodapis-Nordeste), que possui 191 cooperados e atua em Tabira (sede) e nos municípios de: Solidão, Tuparetama, SantaTerezinha, Afogados da Ingazeira, Manari, Moxotó, Água Branca, Catolé do Rocha(PB) e Prata (PB). (Tabira Hoje)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS