Uma em cada 6 pessoas no mundo terá um AVC


Uma em cada 6 pessoas no mundo terá um AVC

  A fim de levar à população e classe médica mais informações sobre a doença e, consequentemente, preveni-la, a Academia Brasileira de Neurologia e demais entidades médicas relacionadas ao Acidente Vascular Cerebral promovem, em 29 de outubro, o Dia Mundial do AVC.
O Acidente Vascular Cerebral é hoje a segunda causa de morte no mundo e responsável por, em média, 6 milhões de mortes a cada ano. No Brasil, a doença lidera a lista das doenças que mais levam pacientes ao óbito. Apesar dos altos índices, no entanto, o AVC pode ser prevenido e os sobreviventes podem ter acesso a recursos que viabilizam a manutenção da qualidade de vida e os ajude na recuperação.

Em 2012, a Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Rede Brasil AVC, Associação Brasil AVC e Ministério da Saúde, levantam a bandeira da doença com o slogan “Eu me importo” e levam à familiares, cuidadores e associações de suporte aos pacientes informações sobre os fatores de risco, sinais de alerta e importância do tratamento imediato do AVC.
Mudança no cenário de atendimento ao AVC

Entre as principais dificuldades encontradas pelos brasileiros atualmente, Dra. Sheila Martins, coordenadora do Departamento de Doenças Cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia, destaca: salas de emergência superlotadas, a falta de organização dos serviços, de médicos treinados para os tratamentos atuais e de medicação trombolítica na maioria dos hospitais públicos.

Após a “Linha de Cuidado ao AVC”, elaborada pelo Ministério da Saúde, no entanto, o cenário passará por mudanças positivas. Com a criação dessa nova portaria, médicos e profissionais da saúde envolvidos em todo o processo de atendimento, cuidado e tratamento do paciente com AVC, terão acesso a programa completo do governo que define que a doença é de urgência médica e, por isso, deve ser priorizado com qualidade em todos os níveis de atenção.

Prevenção
Conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia é apenas o começo. É preciso que a sociedade entenda que o tratamento da pressão alta, colesterol e diabetes são essenciais para manter-se sempre longe dos riscos do AVC. Dra. Sheila Martins destaca, entre os fatores preventivos, o fim do tabagismo e a adoção de uma alimentação saudável, com frutas, verduras e carnes brancas, somadas à pratica de exercícios físicos.
Sinais de alerta
Com inicio repentino, o Acidente Vascular Cerebral aparece nas formas dos seguintes sinais:
- Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna;
- Dificuldade de fala e compreensão do que é escutado;
- Alteração da visão;
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou dificuldade para caminhar;
- Dores de cabeça sem causa aparente.


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS