Ansiedade? Depressão? Saiba de que os pernambucanos sofrem mais


Ansiedade? Depressão? Saiba de que os pernambucanos sofrem mais

Ansiedade é o problema psicológico que mais interfere na vida dos pernambucanos. Junto à depressão, as questões lideram os fatores que mais levam a população ao divã, em busca de ajuda profissional. Apesar dos “transtornos da modernidade” serem cada vez mais comuns, muita gente ainda luta contra os preconceitos.
“Nunca quis chegar perto de um consultório. As pessoas acham que quem faz terapia é louco. Hoje, digo aos quatro ventos o quão bem faz”, disse a turismóloga do bairro do Rosarinho Cinthya Araújo, 26. Com ajuda de terapia, ela vem controlando a ansiedade que a acompanhou desde a adolescência, mal que pode afetar a qualidade alimentar, causar variações de humor, além de oferecer riscos de problemas com autoestima e fobias sociais, a exemplo da síndrome do pânico.
Completam o ranking de problemas mais recorrentes em Pernambuco a dificuldade em relacionar-se com o próximo, a síndrome do pânico, fobias sociais diversas e a dependência química. “Cada momento histórico é responsável pelos sintomas de uma geração. Durante a ditadura, por exemplo, a condição expoente era a neurose, por conta do contexto de repressão. Hoje, o pernambucano é influenciado pela constante busca do ganho econômico, em detrimento das relações pessoais, e, enquanto isso, acaba se percebendo a pedir socorro”, opina a coordenadora da clínica de psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, Irinea Catarino.
Confira mais sobre o problema, assim como o que vem oferecendo transtornos psicológicos às crianças e adolescentes pernambucanos, na edição deste domingo do Diário de Pernambuco

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS