ALERTA CARNAIBA, ESTAMOS SEM ÁGUA !!!


ALERTA CARNAIBA, ESTAMOS SEM ÁGUA !!!

A tragédia que os carnaibanos não queriam que acontecesse, chegou!

Estamos sem água! A Barragem do Chinelo que até então abastecia a cidade de Carnaiba já não abastece mais! Autoridades de braços cruzados, Compesa articulando projetos para que a cidade seja abastecida por caminhão pipa! Animais morrendo de fome e de sede! Carnaibanos novamente voltando à vida de retirantes para sobreviver no sul do pais!
Localizada a 6 Km da cidade, a Barragem do Chinelo não suportou! Secou! Ainda tentou ajudar salvar habitantes de São José do Egito, zona rural de Flores e zona rural de Carnaiba e Quixaba através de caminhão pipa! O tempo passou, a chuva não chegou! CALAMIDADE!!!
E agora?
Segundo informações de Erks Alves, gerente da Compesa de Carnaiba, informou ao blogueiro Cauê Rodrigues na ultima quinta feira que a água da barragem não suportaria por mais 08 dias!
Estive na Barragem do Chinelo na tarde do ultimo sábado 16, fui ver de perto a situação da Barragem do Chinelo.
- Nunca vi nada igual em todos estes anos de minha vida! Sentei. Lamentei!
Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.
A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca.
O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.
No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte.
No Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca. As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Niño, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca.
A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome.
Lugares que antes eram dominados pelo mundo dágua, hoje está vazio, seco. rachado...peixes morrendo na lama, tartarugas não conseguiram sobreviver... Lamentável.
A bóia que antes suportava o motor para puxar água para a caixa dágua localizada no Bairro Santa Luzia em Carnaiba já não funciona mais. A Compesa teve que retirar o motor para não ser danificado pela lama que ainda resta no local.
Agricultores vizinhos da barragem ainda tentam de alguma forma conseguir água para uso doméstico, perfurando poços em pontos estratégicos da barragem. Estão tendo mais atitude do que as autoridades que continuam sem dá nenhum tipo de pronunciamento sobre o assunto aos carnaibanos que já estão desesperados com a falta dágua!A pouca água que ainda chega à Carnaiba vem da região do Caroá, a caixa dágua que leva 12 horas para ser abastecida, leva apenas 30 minutos para ser esvaziada devido a grande demanda de carnaibanos em busca do líquido precioso.
Por sorte e tomara que continue assim, moradores do Povoado de Roça de Dentro, Sitio Riacho do Peixe, Leitão, Capim Grosso e até da cidade de Carnaiba, descobriram um vazamento na adutora do Caroá, tornando o local a salvação dos carnaibanos que encostam no local com carroças de burro, carrinhos de mão, camionetes lotadas de tambores. Pegam a água pra consumo, principalmente para beber.
A lata dágua na cabeça é tipico da região sertaneja. Lugar que na maioria não tem água encanada, sendo assim, os moradores obrigados a carregar a lata na cabeça, procurando água em lugares distantes de suas residências na zona rural de Carnaiba, sertão de Pernambuco.
O verde que aparece na foto, é graças ao vazamento no cano da adutora, que não vamos nem informar onde está localizada para que não seja fechada e continue ajudando na sobrevivência dos carnaibanos, principalmente aos moradores da zona rural.
A primeira seca de que se tem notícia no Nordeste aconteceu entre 1580 e 1583, sendo que o estado mais atingido foi Pernambuco. Naquela ocasião, os engenhos da Província não moeram, as fazendas ficaram sem água e cerca de cinco mil índios desceram o Sertão em busca de comida. Até hoje, a seca considerada mais arrasadora foi a ocorrida em 1877, que durou três anos e atingiu todos os estados do Nordeste. Durante essa estiagem, calcula-se que morreram 500 mil pessoas, o equivalente à metade da população do semi-árido. Foi nessa época que o problema das secas no Nordeste passou a ser considerado de âmbito nacional.
PEDIMOS SOCORRO!
Por Cauê Rodrigues

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS