ÁGUA : SEGUNDO SEMESTRE DEVE SER DESESPERADOR PARA ALGUMAS CIDADES DO PAJEÚ


ÁGUA : SEGUNDO SEMESTRE DEVE SER DESESPERADOR PARA ALGUMAS CIDADES DO PAJEÚ

No Alto Pajeú, Barragem do Caramucuqui está em pré colapso

É muito grave a situação dos reservatórios de boa parte da região do Pajeú. E a perspectiva é de piorar no segundo semestre. O Chefe de Distribuição da Compesa na região, Washington Rodrigues detalhou o quadro em cidades importantes do Serão.

Em Brejinho, está confirmado o colapso e a cidade vai passar a ser atendida com carros pipa. Em Itapetim, graças à falta de água na Barragem de Serraria e ao pré colapso na Barragem de Caramucuqui, a cidade também se prepara para abastecimento através de pipa, já que está descartada uma extensão da Adutora do Rosário, cuja barragem mãe já socorre quatro cidades e um Distrito.
Para que se tenha uma ideia disso, a Barragem do Rosário abastece de modo convencional e com Adutora Iguaraci (incluindo Jabitacá), Ingazeira, São José do Egito e Tuparetama.

Água de Brotas só resiste a mais dois meses abastecendo Afogados e Tabira

A Barragem de Brotas está em pré colapso e sua água deve durar no máximo dois meses. A salvação para Afogados da Ingazeira caso a Barragem entre em colapso total é a Adutora Zé Dantas, que pode abastecer a cidade com um rodício mais severo e a Adutora do Pajeú, que já tem conclusão desta etapa admitida para final de julho ou início de agosto.

Tabira terá um quadro bem mais complicado, pois dependerá da distribuição por crros pipa, já que não recebe água de nenhum desses sistemas adutores.

Apenas três cidades e uma comunidade da jurisdição dessa gerência podem comemorar com as águas de abril : Carnaíba, cuja Barragem do Chinelo tem mais de 30% de seu volume, Quixaba, Solidão e Borborema (Tabira). Nessas três cidades e na Borborema, a água garante o abastecimento por até 10 meses, fazendo com que se chegue ao próximo inverno.


Barragem do Chinelo (Carnaíba) foi uma das que ganhou maior volume de água, mas chegou a colapso

Realidade bem diferente das demais localidades. Outro fator negativo é que vivemos o fim do ciclo das chuvas. Esperança mesmo a não ser que a vontade de Deus se manifeste de outra forma, é aguardar o próximo inverno.
Por Nill Júnior

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS