BACAMARTEIROS DE TODO O ESTADO REÚNEM-SE EM AFOGADOS DA INGAZEIRA


BACAMARTEIROS DE TODO O ESTADO REÚNEM-SE EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

Segundo números da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco (FEBAPE), existem em atividade no Estado mais de cinco mil bacamarteiros. A desorganização e a falta de informação tem levado muitos deles a sofrerem com prisões e apreensões de seus bacamartes por conta da lei do desarmamento.
“A lei do desarmamento é bastante rigorosa no enquadramento do bacamarte como arma de fogo. Toda a regulamentação específica nossa é feita através do exército. Agora é obrigatória a organização (dos bacamarteiros) em associações, para que a prática seja legalizada,” informou Nélson Tadeu Daniel, Secretário Executivo da FEBAPE.

Para discutir esses e outros temas, a Federação promove hoje (03), em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, o 2º Seminário da Cultura Centenária do Bacamarte. O evento ocorre no Cineteatro São José, das 9 às 16 horas, com o apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

O seminário vai reunir mais de 300 bacamarteiros de todo o Estado, para debater os seguintes temas: o bacamarte e a cultura da paz; o bacamarte na visão do exército brasileiro: aspectos legais; a prisão de bacamarteiros e bacamartes: aspectos legais e relatos de casos; o bacamarte e seu entrelaçamento com o xaxado; o bacamarte como prática cultural.

Ao final do seminário, os 300 bacamarteiros sairão, junto com o Prefeito de Afogados, José Patriota, em uma caminhada em direção à Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, onde realizam uma apresentação em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

"O bacamarte é uma importante tradição cultural do nosso município. Vamos, no âmbito municipal, dar todo o apoio na organização do segmento e na regularização dos bacamarteiros. Não podemos deixar essa tradição centenária morrer," afirmou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.(ASCOM)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS