Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual


Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

O abuso sexual infantil é um dos problemas mais graves que temos na nossa sociedade. Os meninos/as vítimas destas situações, por várias razões, não costumam informar sobre o que está acontecendo, por isso, é importante estar atento perante qualquer sinal que nos possa indicar que uma criança está a sofrer de abuso sexual. Esta situação gera na criança, uma serie de comportamentos e reações que não são próprias da sua idade, inclusivamente as consequências psicológicas que este problema acarreta, são ainda mais graves. Portanto, é necessário que se uma criança tiver sido vítima de qualquer tipo de abuso, seja tratada por um especialista o mais rápido possível. A seguir, apresentamos-lhe, como saber se uma criança foi abusada sexualmente.
Instruções
Lesões visíveis. Tem a ver com todas as marcas visíveis, que nem sempre são evidentes. A criança pode ter dificuldade em caminhar ou sentar-se, pode apresentar hematomas, mordidas e inclusivamente infecções nas zonas genitais. Em alguns casos, aparecem rasgões nas roupas, sangue na roupa interior, etc.

Comportamentos. Têm comportamentos regressivos que são típicos de crianças mais pequenas, como por exemplo não ter controlo do esfíncter. Também é comum que o seu rendimento escolar baixe consideravelmente e que tenha comportamentos agressivos e de hiperatividade.

Vida quotidiana. Cada vez começa a ser mais frequente as dificuldades para conciliar o sono, distúrbios alimentares (bulimia, anorexia), e ataques de choro repentinos sem motivo aparente. Evita ficar sozinho, pede a um adulto ou a alguém de confiança que fique com ele todo o tempo.

Aspetos emocionais. Há uma mudança drástica no seu humor, geralmente caracteriza-se por um retraimento, mas de vez em quando aparecem comportamentos agressivos e hiperativos. Apresenta características depressivas, há um notável aumento de ansiedade e manifesta traços de baixa autoestima.

Comportamentos sexuais. Têm conhecimentos e comportamentos sexuais inadequados para a sua idade. Costumam fazer desenhos, ter fantasias ou participar em jogos que têm referencia a atividades sexuais. Também costumam vestir uma quantidade de roupa excessiva para sair de casa ou dentro de casa, como forma de dificultar o abuso.


Comportamentos destrutivos. Podem ter comportamentos violentos contra si mesmos, gerando todo o tipo de lesões inclusivamente em alguns casos, estas crianças tiveram ideias ou comportamentos suicidas.

Relações interpessoais. Têm dificuldade para se relacionarem com crianças da sua idade. Muitas vezes, negam-se a visitar familiares ou amigos da família. Tendem a afastar-se dos seus amigos e familiares.

Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se uma criança é vitima de abuso sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Aprendizagem, cuidado e desenvolvimento da criança.
Continuar lendo: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-uma-crianca-e-vitima-de-abuso-sexual-62.html#ixzz2TdtaehmY

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS