DEBATE SOBRE EMANCIPAÇÕES NA CÂMARA REASCENDE ESPERANÇA DE DISTRITOS SERTANEJOS


DEBATE SOBRE EMANCIPAÇÕES NA CÂMARA REASCENDE ESPERANÇA DE DISTRITOS SERTANEJOS

Jabitacá, município de Iguaraci: já tem cara de cidade interiorana, mas ainda é oficialmente um Distrito
 

A discussão no Congresso da possibilidade de criação de novos municípios no país acendeu a esperança de dois distritos sertanejos no Pajeú : Ibitiranga, em Carnaíba e Jabitacá, município de Iguaraci. Em 2011, o Deputado Estadual Ângelo Ferreira apresentou na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Ordinária 334/2011, que cria o Município de Jabitacá, desmembrando do município de Iguaracy. Os limites do novo município seriam os mesmos do atual Distrito de Jabitacá.
Outro Distrito importante é o de Fátima (Flores). Com 4.729 habitantes, o Distrito tem vida própria e seus moradores e representantes já ensaiaram várias vezes essa possibilidade. Recentemente, o Deputado Estadual Claudiano Filho (PSDB) apresentou projeto de lei complementar, que cria o município de Fátima, desmembrado do município de Flores. A matéria já foi publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.).

Na Justificativa do Deputado Claudiano Filho, destaca todas as condições de infraestrutura para tornar-se um município autônomo.

Outra comunidade que vira e mexe sonha com emancipação, é Ibitiranga, município de Carnaíba. Em mais de uma oportunidade políticos locais lutaram pela emancipação, até agora em vão.

Em Pernambuco, os novos munícipios Rajada (Petrolina), Nascente (Araripina), Caraibeiras (Tacaratu) e Negras (Itaíba) eBarra de São Pedro (Ouricuri) também estão na fila aguardando parecer do Congresso.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 416-2008, que prevê novas regras para que o Brasil volte a criar, desmembrar e incorporar municípios, de autoria do senador Morazildo Cavalcante (PTB-RR), não entrou na pauta de votação de ontem (7), como se esperava, mas será votado na quinta-feira (9). A informação foi repassada pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT), que esteve em Brasília participando de reuniões com deputados e líderes de partidos na Câmara Federal.
Matéria do Blog do Nill Júnior

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS