O Feed de notícias está ficando muito mais
amplo. Para criar espaço para o Feed o Facebook retirou a barra lateral
esquerda. Isso permite muito mais destaque para os conteúdos visuais e
históricos dentro do Feed de noticias Essa mudança é muito positiva
para as marcas (com perfil no Facebook), assim elas irão ter seus
conteúdos visuais muito mais engajados e com melhor visibilidade no
Feed.
O novo layout da rede ganha um visual
mais atraente e prático, principalmente para visualizações
de conteúdos de fotos e vídeos. Agora as publicações serão armazenadas
em abas no topo da página possibilitando que os usuários filtrem o que
eles querem ver separando por categorias. Agora o Facebook vai ganhar
ainda mais a sua cara, pois seu perfil será alterado de acordo com o que
você mais acessa, ou seja, onde você mais clica esse será o primeiro a
aparecer em seu perfil, pois as
abas serão disponibilizadas de acordo com o uso de cada usuário.”Se
você acessa todos os dias seu Feed de música, esse será o primeiro a ser
exibido, no topo da página”, disse Chris Cox. A ideia segundo o CEO, é tornar a rede parecida com um ”jornal personalizado”.
O que isso afeta na vida dos “Marketeiros” de plantão?
Foco no conteúdo visual: O
novo Feed de notícias mostra conteúdos visuais compartilhados no
Facebook, como fotos, álbuns de fotos, vídeos e até mesmo conteúdos de
sites de outros
aplicativos muito maiores e atraentes. Isso permite que as empresas e
marcas mostrem mais detalhes das fotos e alcance níveis muito mais
elevados de engajamento com cada conteúdo.
O álbum de fotos da rede social também foi
modificado, ganhando imagens maiores e suas atualizações mais destaques.
As alterações trazem mais destaques às publicações compartilhadas na
rede e mostra exatamente quem publicou o conteúdo compartilhado. Claro
que a foto do perfil não poderia ficar fora dessas alterações, ela
aumentará de tamanho, tanto a do perfil do usuário quanto a de uma
Fanpage, incluindo um destaque para as fotos de capa.
Álbum de Fotos do Facebook:
Pins no Pinterest :
Novo formato para o histórico das páginas curtidas:
Uma das coisas mais empolgantes nas
alterações das páginas do Facebook é quando os amigos curtirem uma
Fanpage, quando isso acontecer, seus amigos irão ver de forma maior a
imagem da página , incluindo as fotos de perfil e as fotos de capa. Isso
irá trazer maior engajamento com amigos de fãs:
Históricos de links compartilhados:
Links compartilhados focam muito mais no
conteúdo visual , ao contrário dos usuários que os compartilham. Na
imagem abaixo vamos mostrar um vídeo compartilhado por vários amigos. O
foco desse vídeo são as fotos que aparece ao lado esquerdo toda vez que
compartilhado.Você pode passar o mouse sobre as fotos de cada amigo se
quiser ver o que eles estão dizendo sobre o vídeo nos comentários:
Following Feed : O
Following Feed é a nova opção do Feed de notícias que permite que
usuários vejam as publicações em ordem cronológica das páginas que eles
curtiram e escolhas os seus temas favoritos, assim ele poderá acompanhar
publicações de pessoas, marcas sites, etc de quem realmente os
interessa. Vai poder ser acessado na barra direita (opção
- múltiplas abas) do Facebook de acordo com as escolhas dos usuários em
diferentes Feeds. Para os “marketeiros” de plantão o Facebook Edgerank muda, pois a visibilidade que os fãs irão
ter nas publicações em uma Fanpage diminui para apenas 16%, ou seja,
não adianta você ter uma página com um bom número de “likes” se
não tiver um bom engajamento com os seus fãs. Você tem que pensar em
como engajar seus fãs nela para então ganhar bastante visibilidade e
todas as suas publicações se tornarem um viral, mas para isso acontecer
melhor, esse novo lançamento irá os ajudar muito, pois será exibida as
atualizações de forma mais atraente os possibilitando acompanhar e
dividir por categorias e dessa forma um fã atrai os seus amigos e sua
página ganha mais engajamento. Você não pode simplesmente pensar
em número de “likes” em sua Fanpage, você tem que pensar em como engajar
seus fãs nela para então ganhar bastante visibilidade e suas
publicações se tornarem um viral. Com o Following Feed,
os conteúdos podem ser divididos por categorias possibilitando que as
marcas filtrem cada tipo de usuário para uma propaganda mais eficaz.
Compatibilidade móvel : De
acordo com Chris Cox, designer do aplicativo para rede móvel do
Facebook, essas alterações estarão disponíveis na versão móvel. O novo
design foi pensado também em quem acessa o Facebook por celular, tablet etc, ou seja ambas as plataformas tem o mesmo layout. Veja abaixo como irá ficar :
“O feed de notícias é uma das coisas mais
importantes que nós construímos. Nós estamos mudando e ele precisa
evoluir com essas mudanças. Além disso, as histórias em torno de você
merecem ser exibidas com mais do que apenas texto”, disse o CEO
Ainda não há uma data certa desse
novo Feed de notícias tomar conta dos perfis brasileiros, porém os
usuários podem testar essa novidade por meio de uma lista de espera
disponibilizada pelo Facebook.com .