Caos e violência na última semana da Copa das Confederações


Caos e violência na última semana da Copa das Confederações


A Copa das Confederações, realizada no Brasil e considerada um ensaio geral para a Copa do Mundo, foi ofuscada pelas manifestações que aconteceram pelo País nas últimas semanas e os protestos contra corrupção, má qualidade dos transportes públicos e contra a própria realização da maior competição de futebol. Foi registrada uma onda de violência na porta dos estádios...

Apesar de Jêrome Valcke, secretário-geral da Fifa, ter afirmado que a Copa das Confederações vai “muito bem”, os confrontos entre polícia e manifestantes se intensificaram no último sábado (22), na partida entre Japão e México em Belo Horizonte, aumentando a apreensão para a sequência do torneio.

Brasil e Uruguai fazem uma das semifinais da competição, na próxima quarta-feira (26), no Mineirão, em Belo Horizonte e a Polícia do Estado já se prepara para um confronto ainda maior com os manifestantes. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, chegou a cancelar a ida a um evento na capital mineira no mesmo dia do jogo, data na qual está marcada a próxima manifestação.

Na partida entre Japão e México, que não valia nada já que os dois times estavam desclassificados, milhares de pessoas chegaram aos arredores do Mineirão e foram reprimidas pela força das balas de borracha e bombas de gás da Polícia.

Praticamente todos os jogos disputados da Copa das Confederações, que termina no próximo domingo (30), relataram o apelo dos manifestantes em prol de melhorias pelo País. Também criticaram os gastos excessivos com os eventos esportivos que serão realizados no país e os policiais. eles precisaram limitar a atuação dos protestantes que se dispuseram a ultrapassar o limite de segurança determinado pela Fifa no entorno de um estádio.

Alguns jogadores e membros das seleções chegaram a opinar e apoiar as manifestações, apesar da circulação de notícias de que alguns atletas internacionais estariam com medo de vir ou ficar no Brasil durante as competições.

Mesmo com a violência instaurada no País nos últimos dias, a Fifa descarta a hipótese de que a Copa do Mundo não será realizada no Brasil - mas existe a preocupação pela segurança às 32 seleções que vão participar do torneio e aos 600 mil turistas que estão sendo esperados.

A garantia passa por uma reformulação no plano de segurança brasileiro para o evento e conta até com uma possível ajuda do Exército nacional para a manutenção da ordem. O problema é que este “novo plano” deixará a Copa ainda mais cara, em cima de um gasto que já passa de R$ 28 bilhões.

Do R7.esportes

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS