OS ÍNDIOS ESTÃO MAIS PERTO DE NÓS DO QUE PENSAMOS.


OS ÍNDIOS ESTÃO MAIS PERTO DE NÓS DO QUE PENSAMOS.

Esses dois cidadãos que o leitor está vendo na foto são dois índios da tribo Xucuru de Pesqueira aqui em Pernambuco. Eles são técnicos do CECOR (Centro de Educação Rural) e capacitam aqui em Tabira e em outros municípios as pessoas que estão recebendo as cisternas calçadão do Governo de Pernambuco no Programa Pernambuco mais Produtivo. Nesse encontro eles estão capacitando 31 agricultores no Sítio Nova Espanha de Tabira. Wallace e Wellington, como são conhecidos, me contaram um pouco da História da luta da tribo deles em Pesqueira que o leitor pode conferir acessando abaixo.

Conforme o que anotei em rascunho a luta mais recente da tribo Xucuru, remonta aos anos 90 quando eles conseguiram demarcar uma área de 27.555 hectares em Pesqueira, onde diversas fazendas foram
desapropriadas pela FUNAI. Hoje a região deles que tem uma população de 11 mil índios tornou-se uma das maiores bacias leiteiras da região. Eles, como os demais índios do Brasil, tinham a sua própria religião e crenças em deuses. Conforme Wellington, mesmo tendo adotado o cristianismo, eles ainda dançam o Toré. Nessa matéria resumida da história deles fica a nossa homenagem póstuma ao herói da luta indígena de pesqueira, de Pernambuco e do Brasil, o Cacique Chicão que foi assassinado em 1998.


Blog Tabira de Todos / Por Dedé Rodrigues. (Tabira em Tempo)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS