POLÊMICA: Patriota alerta sobre novas emancipações


POLÊMICA: Patriota alerta sobre novas emancipações

Presidente da Amupe defende que sejam feitos estudos preliminares para comprovar se os municípios candidatos geram receitas e poderão ser autossustentáveis

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito de Afogados da Ingazeira (Sertão), José Patriota (PSB), alerta para a “falsa sensação de independência” que envolve a emancipação de distritos pernambucanos. O tema ganhou força após a Câmara dos Deputados aprovar, na semana passada, o Projeto de Lei Complementar 416/08, que trata da criação, fusão, incorporação e desmembramento de cidades.

O dirigente, apesar de reconhecer a legitimidade democrática da proposta, salienta que “é muito fácil pregar para o povo” a ideia de autonomia quando ainda não se tem a real dimensão da viabilidade econômica local, como a capacidade de gerar receita própria e de ser autossustentável em termos de estrutura.

“Tem que ter estudos preliminares bastante rígidos, que mostrem que aquele distrito candidato a se emancipar tenha viabilidade técnica, seja do ponto de vista social, ambiental e, principalmente, econômico. Não pode emancipar por emancipar, tem que comprovar condições para isso, até porque mais de 90% dos pequenos municípios do Estado depende de repasses governamentais”, destacou José Patriota.

Sobre a declaração do governador Eduardo Campos (PSB), que pediu cautela aos defensores da ideia emancipacionista e condenou o debate eleitoreiro da questão, o dirigente da Amupe afirma desconhecer interesses nesse sentido. No entanto, defende que os estudos de viabilidade sejam isentos de qualquer influência política, baseados em critérios claros e, sobretudo, na perspectiva de crescimento. “O município não pode ser apenas um espaço de poder. É preciso pensar nas perdas e ganhos que todos terão”, salienta José Patriota.
jconline

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS