Pajeú, um belo exemplo de uma região politizada


Pajeú, um belo exemplo de uma região politizada

Por Magno Martins / Fotos: Blog Tv Web Sertão
Terceira etapa dos seminários regionais sobre a temática “Revolução digital”, o encontro de ontem (29) em Afogados da Ingazeira, como polo do Sertão do Pajeú, foi um tremendo sucesso não apenas de público, mas especialmente de interação. O evento atraiu quatro prefeitos da região, vereadores, empresários, blogueiros e formadores de opinião.
Além do prefeito José Patriota (PSB), o anfitrião, estiveram presentes Francisco Dessoles (PR), de Iguaracy; Luciano Torres (PSB), de Ingazeira; José Mário Cassiano, de Carnaíba; e a vice-prefeita de Serra Talhada, Tatiana Duarte.

Entre os vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins. O Ministério Público esteve representado pelo promotor Lúcio Almeida.
Convidado por este blogueiro, o jornalista Ivan Maurício, do portal recifense Nordeste.com, teve uma participação importante na mediação dos debates. Falando em nome dos prefeitos do Pajeú, José Patriota destacou o papel crescente que o jornalismo online vem exercendo no país, ressaltando que sua terra é um exemplo disso.
“Afogados da Ingazeira é, hoje, a cidade que tem, proporcionalmente, o maior número de blogueiros do Estado”, disse Patriota. Para ele, o mundo sofreu uma profunda mudança com o advento da internet, facilitando as comunicações entre as pessoas no mundo inteiro. Patriota disse que na Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), instituição que preside, a internet vem servindo de grande suporte para tomada de decisões.

O promotor Lúcio Almeida, que falou em nome do Ministério Público, considerou um grande avanço Pernambuco já ter, hoje, 42% da população inserida na internet. “Em se tratando de um Estado pobre e numa região carente com o Nordeste, os números são indicadores de em pouco tempo grande parte da população está usando todos os serviços da net”, disse.
O jornalista Ivan Maurício apresentou dados impressionantes do impacto que o jornalismo online provocou no mundo inteiro na chamada mídia impressa. Segundo ele, um estudo recente aponta que nos Estados Unidos, em 2016, não haverá mais nenhum jornal impresso, devido à crescente migração de hoje para a versão online. “O Brasil também passa por situação semelhante. Aqui, no Pajeú, temos um grande exemplo da influência que exercem os blogs da terra”, disse Ivan.
O seminário foi realizado no auditório do Fórum e contou também com a presença de grupos de universitários da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira e do SENAC. Na plateia, blogueiros e radialistas da região, como Nill Júnior, diretor da Rádio Pajeú, e Anchieta Santos, da Cidade FM, de Tabira.
Também registrei a presença de Sandro Ferreira, da Tabira FM, Dionei Rodrigues, da Transsertaneja e de uma penca de blogueiros, entre eles Junior Finfa, Leo Brasil, Ítalo Renan, Zulene Alves e Marcelo Patriota.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS