Alimentos funcionais são aqueles que pode afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo, além de possuírem efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de doenças crônicas. O reconhecimento mundial das propriedades nutricionais e funcionais do leite de cabra por médicos, pesquisadores e consumidores em geral, é unânime, o que permite para o mesmo a validação como tal. A preocupação com saúde e bem-estar já é cotidiana entre os brasileiros, refletindo diretamente na composição da cesta de produtos dos carrinhos de compras nos mercados e supermercados, conforme demonstrado em um estudo sobre alimentos e bebidas ligados a saúde e bem-estar no Brasil, elaborado pelo Euromonitor. O mercado desse segmento no País saltou de US$ 8,5 bilhões em 2004 para US$ 15,5 bilhões em 2009, um crescimento total de 82% em cinco anos. O estudo analisou as vendas no varejo dos segmentos diet e light; alimentos funcionais fortificados; orgânicos; os naturalmente saudáveis; e produtos específicos para intolerância a alimentos.
Esse mesmo estudo projetou crescimento de outros 39% até 2014, com um movimento total de US$ 21,5 bilhões no Brasil. Portanto, se existe temor dos pequenos produtores de caprinos quanto às efetivas oportunidades de mercado face ao histórico de baixo volume no consumo interno do leite e seus derivados, já é possível vislumbrar o início da transposição deste cenário.
Caminhos para a comercialização
A produção de derivados do leite de cabra se configura como um mercado praticamente inexplorado no Brasil. Por isso, planejar para percorrer o caminho comercial com vistas ao fornecimento à indústria que transforma o leite de cabra, aumentando as opções de fornecimento desse produto e atingindo as necessidades do consumidor voltado a produtos naturais, nutricionais e de alto valor agregado é uma estratégia promissora para os produtores do Nordeste.
Dentre os derivados do leite de cabra, um produto em especial de grande aceitação no mercado brasileiro é o iogurte, que possui vantagens como o baixo custo de produção por não necessitar de equipamentos sofisticados e facilidades de preparo. Mais recentemente o sorvete tem aparecido como produto derivado com boa aceitação e um grande mercado a ser explorado. Os cosméticos a base de leite de cabra também têm conquistado um importante mercado, tornando-se mais uma alternativa para os produtores. Neste último caso, têm-se o exemplo do Empório Doby Store que dispõe de uma ampla linha de produtos a partir das proteínas do leite de cabra devido ao seu alto poder de nutrição da pele.
Outro setor que pressupõe um caminho comercial é o da gastronomia – especialmente os restaurantes gourmets que desenvolvem cardápios para atender a um público com mais exigência sensorial e poder aquisitivo. Aí reside a infinita capacidade criativa dos chefs de cozinha que harmonizam o queijo de cabra com pães, massas, vinhos e também com doces.
Tendo em vista a Copa do Mundo no próximo ano que potencializará o já crescente volume de turistas estrangeiros que desembarcam ano a ano no País, esses ambientes gastronômicos tenderão a oferecer a seus clientes uma culinária que mistura conceitos regionais com ingredientes mundialmente aceitos. E, segundo informações do relatório FAO (2007) e Euromonitor (2007), o mercado de consumo de alimentos funcionais é considerado maduro em países da Europa, assim como na China, nos Estados Unidos e no Japão.
Fonte: Saiba mais em http://www.sebrae.com.br/setor/ovino-e-caprino
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