Sertão do Pajeú elege Delegados para a Conferência Nacional de Cultura


Sertão do Pajeú elege Delegados para a Conferência Nacional de Cultura

A III Conferência Estadual reuniu artistas, gestores e militantes da cultura, que apontaram caminhos para o fortalecimento dos diversos setores artístico-culturais
O encontro aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, em Gravatá, para discutir a gestão da cultura pernambucana e eleger os representantes para a Conferência Nacional
Fernando Marques (Tuparetama), Margarida (Carnaíba) e Ana Maria (Afogados), irão representar o nosso Sertão do Pajeú na Conferência Nacional de Cultura em Brasília
 Delegação Iguaraciense (faltando este blogueiro na foto)
Quarenta e nove pernambucanos, entre artistas, militantes da cultura e gestores públicos, foram eleitos para a etapa nacional da Conferência, que vai acontecer no mês de novembro, em Brasília.
Com Fernando Duarte - Sec. de Cultura do estado de Pernambuco.
“O processo de construção coletiva de políticas públicas estruturantes para a Cultura encontra na realização das conferências de cultura a oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União”, diz o secretário de Cultura, Fernando Duarte.
 O evento aconteceu no Hotel Portal de Gravatá
Plenária da III Conferência Estadual de Cultura
Com 493 delegados de todas as regiões e segmentos artístico-culturais de Pernambuco, terminou na noite de sexta (27), a III Conferência Estadual de Cultura.
O processo de construção coletiva de políticas públicas foi marcado por um amplo debate de experiências que resultou na aprovação de um conjunto de propostas para quatro eixos estratégicos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura e cidadania; e Cultura e desenvolvimento.
Blogueiros antenados com a cultura sertaneja

Nos intervalos da conferência, um tempinho extra para atualização de notícias dos blogs e uma reparada no face
Confira abaixo algumas propostas prioritárias, em nível estadual, que foram aprovadas em cada eixo estratégico e AQUI a lista completa, inclusive com as propostas nacionais.

Em breve, todo o caderno de propostas aprovadas também estará disponível.



Edgley Freitas, Secretário de Cultura de Tabira, foi quem comandou todo o processo de interlocução entre as regiões e através de um traçado bem elaborado, acabou ocasionando a eleição de um considerável número de Delegados que irão representar o Sertão do Pajeú.

Fila e cabines de votação
Implementação do Sistema Nacional de Cultura
A adesão imediata de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura, garantindo a democratização do Conselho Estadual de Cultura, com a representação dos segmentos culturais e das 12 RDs, assegurando a paridade (Estado e Sociedade) e a eleição dos representantes da sociedade civil pelos respectivos segmentos foi a proposta mais votada deste eixo.


Reformulação da lei do Funcultura; destinação de, no mínimo, 1,5% do orçamento estadual para a Cultura; e a instituição do Programa de Formação para qualificar os gestores públicos, produtores culturais, artistas e conselheiros de cultura nas 12 regiões também despontam como prioridades para a política pública no Estado.


Produção simbólica e diversidade cultural

A III Conferência Estadual de Cultura também definiu com política prioritária a proteção das manifestações culturais, dos conhecimentos e costumes dos povos e comunidades tradicionais de Pernambuco. Através de tombamentos, inventários e outras formas de salvaguarda, a ideia é fortalecer medidas de preservação do vasto patrimônio cultural pernambucano.
Resgate e manutenção das bandas filarmônicas; a realização de um programa continuado de intercâmbio; o percentual de 50% para as manifestações tradicionais nas programações dos ciclos culturais e ainda; a implantação de uma ampla política de comunicação para a cultura, incluindo ações de formação, foram outras prioridades elencadas pelos delegados.


Cultura e cidadania

No eixo de cultura e cidadania, a proposta de implentação de políticas que estimulem a criação de secretarias municipais de cultura foi aprovada como prioridade. Além da criação de circuitos culturais nas cidades históricas e territórios culturais em todas as regiões do estado.
A implantação de gerências regionais da Secult-PE/Fundarpe; a realização de concurso público; e a implantação de um programa de acessibilidade nos equipamentos culturais também são ações que devem ser priorizadas pelo poder público no Estado.


Cultura e Desenvolvimento

As discussões neste eixo resultaram na definição de diversas propostas que objetivam garantir o desenvolvimento de todos os setores artístico-culturais em todas as regiões, não apenas na Metropolitana.
Para isso, algumas ações como a construção de planos estratégicos dos festivais promovidos pelo estado com foco no desenvolvimento sustentável, que contemple artistas e empreendedores criativos locais; e a criação de um edital específico para festivais já consolidados foram definidas como prioritárias.
Entre as propostas aprovadas na plenária final e que devem ser consideraras prioridades da política de desenvolvimento cultural no estado, também figuram a implementação do eixo de cultura no Programa "Todos com a Nota" para todas as linguagens artístico-culturais; e a criação do prêmio Novos Talentos Criativos de Pernambuco, que reconheça também as iniciativas em cultura digital.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS