"ROSÁRIO UM VEIO D' ÁGUA NO PAJEÚ" : TEMA DA FEIRA ESTE ANO NA ESCOLA ROSETE, APRESENTA IDÉIAS PARA MELHORIA DOS RECURSOS HÍDRICOS


"ROSÁRIO UM VEIO D' ÁGUA NO PAJEÚ" : TEMA DA FEIRA ESTE ANO NA ESCOLA ROSETE, APRESENTA IDÉIAS PARA MELHORIA DOS RECURSOS HÍDRICOS

(Foto:Romário Santos)
 A Erem Profª Rosete B. de Souza realizou nesta quinta (14) o projeto “Rosário um Veio d’ água do Pajeú”. Uma ideia inovadora que reuniu professores, alunos e comunidade em um só objetivo, debater um tema importante para todos, água, 2013 é considerado pela UNESCO o ano mundial de cooperação pela água. E entrevista, a gestora da escola Sra. Rosângela Pereira de Queiroz explica todo o fundamento desse projeto: “O nosso propósito principal é a alertar a comunidade sobre o uso consciente da água, por isso que o nome do projeto é “Rosário um Veio d’ água do Pajeú”. A ideia é que as pessoas reflitam sobre como estão consumindo e de que modo a água têm sido utilizada em suas casas, então é um projeto muito simples, simples como a água. Nós falamos de muitos temas importantes do ponto de vista acadêmico e ás vezes esquecemos das coisas mais simples do dia a dia. Apostamos num trabalho voltado para o cotidiano, tanto no espaço da escola como em casa. Não temos como quantificar o resultado agora, só vamos perceber daqui pra frente com as ações que forem desenvolvidas. Como as pessoas irão agir depois desse projeto? Esse é o objetivo.”
 
Você leitor do nosso blog e que acompanha os noticiários sabe. O nordeste brasileiro vive um momento de seca intenso, no entanto muitas ideias colocadas por estes alunos poderiam ser a solução para as dificuldades que nossa comunidade vive. O olhar com visão de futuro de algumas pessoas, perceberá com facilidade.

Na oportunidade a gestora também nos conta como iniciou esse trabalho: “Este ano foi considerado pela UNESCO como o ano de cooperação pela água, então desde o início do ano já pensávamos em colocar esse tema no projeto. Observando o quanto a seca assolava cada dia mais o nosso sertão, pensamos em associar esse problema ao mundo da internet denominando de “água.comciência”. Seriam utilizados os meios de comunicação como: blogs, redes sociais e sites para divulgar a dinâmica da exposição. Porém, depois de discutir com todo o grupo escolar decidimos ficar como o tema ligado a barragem do Rosário, foi estudado a situação desta barragem e também da água numa visão global.”
Rosângela Queiroz ainda ressaltou o projeto “Adutor do Pajeú” e o classificou como sustentável, explicou que essa ação vai trazer benefícios hoje e durante muito tempo, diferente das frentes emergenciais de antes que “escravizavam” os trabalhadores e não traziam um resultado imediato para solucionar o problema. (Continua...)
CLIQUE EM LEIA MAIS E VEJA AS FOTOS
Parabéns a todo o corpo de alunos, professores e funcionários da escola, é certeza que o trabalho foi válido. Uma frase chamou minha atenção e retratou bem a dinâmica da exposição, quando a Rosângela Queiroz disse: é preciso consciência no uso, nas atitudes e na maneira de agir. (Por Bruno Júnior)

 
 
 
 
 
 
 

 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS