PARA ARREBENTAR: Conta de luz fica 17,5% mais cara a partir desta terça-feira em Pernambuco


PARA ARREBENTAR: Conta de luz fica 17,5% mais cara a partir desta terça-feira em Pernambuco

A conta de luz para o consumidor residencial de Pernambuco vai ficar 17,5% mais cara a partir desta terça-feira (29). O reajuste foi definido nesta segunda-feira (28) durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) havia pedido autorização para aumentar em 18,13% a conta. Com o novo valor, o consumidor residencial passará a pagar R$ 350,58 para cada quilowatt/hora consumido. Esse valor é semelhante ao pago em 2009 e menor que o pago em 2012. (continua...)Para os consumidores empresariais e industriais, chamados de cativos, terão reajustes de 17,69% (com consumo abaixo de 2,3 quilovolts) e 17,86% (de 2,3 até 230 quilovolts), respectivamente. De acordo com a Aneel, foram considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da Celpe, ao valor da transmissão dessa energia nova e aos encargos setoriais.

A agência também justifica que o cálculo é feito de acordo com uma fórmula prevista no contrato de concessão e que, no caso da Celpe, o principal fator que influenciou o reajuste foi o aumento na quantidade de energia nova contratada pela concessionária. A compra e o transporte da energia nova representam 11% do índice de reajuste tarifário, que foi de 15,99% e que se somou a 1,77% referentes a componentes financeiros relativos ao processo tarifário de 2013.

Ao todo, Pernambuco conta com 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 185 municípios. da Folha de Pernambuco

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS