Informação de que quiabo cura cinomose e parvovirose em cães é falsa


Informação de que quiabo cura cinomose e parvovirose em cães é falsa

Quiabo curaria cinomose e parvovirose, diz boato

Boato – O quiabo seria um remédio infalível contra cinomose e parvovirose. Para curar cães em estágio avançado da doença, a receita seria fazer uma sopa com quiabo e água batida no liquidificador.

As receitas infalíveis contra doenças quase incuráveis fazem sucesso na internet. Receitas contra o câncer já foram desmistificadas aqui noBoatos.org. Hoje nós falar de outra dessas receitas que se dizem milagrosas: a do quiabo para curar doenças de cães.
Em um texto, que pode ser lido aqui e que circula desde 2009 pela internet, o um homem (não identificado) fala que poderia ter salvo o cachorro Bruce. A receita seria fazer um “suco de quiabo” com 6 a 8 quiabos e 600 mililitros de água. O suco seria despejado goela abaixo no cão e teria de ser feito de 2 a 3 vezes ao dia. De acordo com a mensagem, o animal acaba ficando com “uma fome de leão” e se recupera rapidamente da doença.


Por mais que o texto tenha boas intenções, infelizmente, não há nenhuma prova de que o quiabo possa curar essas duas doenças nos animais. O blog Dr. Vet (do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza) fez uma postagem no ano passado sobre o assunto.

De acordo com o veterinário Paulo Sérgio Barbosa, a cinomose é uma doença viral (que tem ciclo) e o principal tratamento é para evitar maiores problemas é com antibióticos para bactérias secundárias. Além disso, são receitados complexos vitamínicos para se evitar a debilitação do animal. Não há suco de quiabo como tratamento recomendado.

Outro veterinário que escreveu sobre o assunto foi mais incisivo. Daniel Ribeiro Martins afirma categoricamente que o quiabo não cura as doenças. Isso acontece por se tratar de um acometimento viral. Ele faz uma ressalva que o suco pode ajudar no caso das diarreias, mas não em casos de doenças mais graves.

Os dois veterinários citados falaram que a melhor forma de tratar as doenças é com prevenção por meio de vacinas. Se a doença acometer o animal, procure um veterinário e faça o tratamento tradicional. Pelo o que parece, só o quiabo não vai salvar o seu animal. (Boato.org)
Leia na íntegra o texto que fala que quiabo cura cinomose e parvovirose

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS