Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão


Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão

Teorias da conspiração surgem na internet e fora dela de que está tudo combinado para o Brasil ser o campeão da Copa do Mundo de 2014.
“O futebol é uma máfia”. Quem nunca ouviu uma expressão como essa de alguém que não gosta do esporte ou está revoltado com uma derrota do time do coração. Às vésperas do início da 20ª Copa do Mundo, teorias da conspiração que falam que o futebol é um esporte completamente armado se multiplicam entre as pessoas.
Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos
E, em 2014, o escolhido da vez para ser campeão e favorecido pela corrupção esportiva é o Brasil. Esta postagem do Boatos.org não vai falar de apenas um post em específico sobre a hipótese da Copa do Mundo de 2014 já estar comprada pelo Brasil. Até porque não são poucos os boatos em relação à suposta corrupção nos resultados da competição.
1 – Governo comprou a Copa do Mundo
O primeiro, é claro, tem que envolver o governo brasileiro, Dilma e o PT. A hipótese seria de que o PT tivesse feito com os jogadores a mesma coisa que fez com o Congresso Nacional: comprar. Para reforçar a hipótese, o blog do professor Hariovaldo fez a denúncia de que Dilma gastou R$ 300 milhões para comprar a Copa das Confederações. (continua...)Infelizmente (ou felizmente), o PT não tem cacife para pagar tanta gente como falou o professor Hariovaldo (que é apenas um personagem criado para descrever como agem algumas pessoas da extrema direita do Brasil).
Além disso, vencer a Copa não seria politicamente tão eficiente como o senso comum aponta. Vide a popularidade de Dilma, que era maior antes do título do Brasil na Copa das Confederações do que atualmente. Vale também lembrar que Lula venceu as eleições em 2002, ano do penta. Se a Copa fosse tão eficiente, o PSDB teria eleito José Serra, o seu candidato na época.
2 – Fifa e árbitros estão querendo ajudar o Brasil
A segunda hipótese de corrupção é levantada por Jorge Kajuru, um dos jornalistas esportivos mais polêmicos do Brasil. De acordo com vídeo gravado para o canal de TV Esporte Interativo, Kajuru crava que o Brasil vai ser campeão. A explicação é de que os grandes mandatários da FIFA querem se perpetuar no poder. Por isso, a Copa no Brasil vencida pelo anfitrião ajudaria neste jogo do poder.
O também polêmico jornalista Milton Neves também publicou um texto apontando que se o histórico se confirmar, a Copa do Mundo está nas mãos do Brasil. Ele cita diversos casos de “apito amigo” em jogos da Copa envolvendo a seleção brasileira.
Em relação às acusações de Kajuru e Milton Neves. Ambas são feitas sem provas concretas. Kajuru não explica direito no que um título do Brasil pode influenciar nisso. Visto que os dirigentes da FIFA são eleitos por votos de dirigentes de confederações, o mesmo país ganhar seis vezes a Copa não seria a melhor estratégia.
Milton Neves levanta que o Brasil sempre foi favorecido nas Copas. Isso não é tão real. Em 1990, há até hoje a reclamação da história da água batizada da Argentina. E vale lembrar 1978, quando o Brasil perdeu a Copa, mas se autointitulou “campeão moral”. Também é bom citar, que erros a favor do Brasil nem sempre resultaram em títulos da Copa do Mundo.
3 – Apostadores manipulam o resultado de quem vai ser o campeão do Copa
Por fim, um caso em que a ficção imitou os boatos. Em um dos episódios da temporada atual de Os Simpsons, Homer vira juiz e apostadores estão pagando para que o Brasil se torne campeão da Copa do Mundo. Mas em um “surto” de ética, ele resolve ser honesto e a Alemanha vence o campeonato. Claro que o episódio passou a ser compartilhado e citado como “a realidade”.
Apesar de criada como ficção essa seria a hipótese menos impossível de ser real. Casos de subornos a juízes e times de futebol já foram descobertos e se tornaram grandes escândalos. Só para citar alguns: no Campeonato Brasileiro de 2005, 13 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho foram cancelados após denúncia de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Em 2006, Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio sofreram punições após a descoberta de escândalos de manipulação na Itália.
Mesmo partindo da ideia de que o suborno é possível, ainda podemos cravar que é improvável que a Copa esteja combinada para que o Brasil ganhe. O primeiro ponto é o grande número de pessoas que estariam envolvidos em um esquema como esse. Além de ser preciso uma grande quantidade de dinheiro para comprar árbitros, jogadores, técnicos e intermediários, seria difícil manter segredo entre tantas pessoas.
Além de ser preciso um investimento gigantesco para fazer um time campeão, um título do Brasil não ajudaria muito os apostadores. Na bolsa de apostas, o Brasil é o time que paga o menor retorno para os apostadores. Nesse caso, seria muito mais lucrativo apostar em outra seleção menos cotada e manipular os resultados.
Claro que há imensas chances de o Brasil ser campeão da Copa (tanto que é o favorito de acordo com apostadores). Mas isso não significa que a Copa do Mundo foi comprada. Pense em uma última coisa: com o dinheiro que o evento movimenta, criar um esquema para forjar resultados espantaria o público e acabaria com todo lucro. Seria como dar um tiro no pé.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS