AUDIÊNCIA PÚBLICA: GOVERNO DE IGUARACY APRESENTA PROJETO DA LOA 2015


AUDIÊNCIA PÚBLICA: GOVERNO DE IGUARACY APRESENTA PROJETO DA LOA 2015

O Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Administração, realizou na tarde desta segunda (29) a audiência pública para apresentação e discussão do orçamento anual para 2015, LOA, revisão e atualizações do Plano Plurianual (PPA). O evento aconteceu no prédio do Cemupi.
A audiência conduzida pelo contador do Município, Fabrício Martins, atraiu dezenas de participantes, dentre eles, o prefeito Francisco Dessoles, os vereadores Manoel Olímpio, Amaury Torres e Leonardo Magalhães, Secretários de Governo, representantes de órgãos municipais e pessoas da sociedade civil. Na ocasião, os interessados puderam fazer perguntas. É direito de todo cidadão se manifestar e também conhecer o orçamento, além de fazer perguntas, o cidadão pode contribuir dando a sua sugestão. Após as audiências, dúvidas remanescentes podem ser encaminhadas ao Governo, que serão sempre bem esclarecidas.
 
No orçamento municipal já está definido os recursos financeiros necessários às políticas sociais públicas. O orçamento transforma esses recursos financeiros para atender as necessidades e objetivos da administração pública, suprindo todas as áreas de gestão Municipal, sem deixar de cumprir com as normas estabelecidas pela Lei. Sendo assim, o orçamento público é utilizado para gerenciar e controlar a aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos do governo. Para que sua finalidade seja atingida, o orçamento 2015 foi elaborado com a colaboração de todas as secretarias municipais, um árduo trabalho, fazendo muito com pouco, uma das marcas do Governo Municipal de Iguaracy, trabalhando em conjunto pelo bem da população.
De acordo com a Constituição, a elaboração do contrato orçamentário deve ser feita com base em três instrumentos legais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece metas, prioridades, metas fiscais e orienta a elaboração da proposta orçamentária. É uma lei de periodicidade anual, que faz o enlaçamento do PPA com a LOA, ou seja, conecta os objetivos e políticas de médio prazo para as de curto prazo, pois é nela que constam as metas e prioridades da administração municipal para o exercício subsequente (2015).
Na ocasião desta segunda, foi discutida a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é uma lei de caráter anual, que deverá discriminar a origem e o montante dos recursos a serem obtidos, ou seja, a estimativa das receitas, além de fixar a natureza e o total das despesas para o período.
Posteriormente à audiência, o documento será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, até o dia 30 de setembro, quando deverá ser feita nova audiência pública. O orçamento final deve ser votado e aprovado pelos parlamentares até o dia 31 de dezembro. Para que seja aprovado, o orçamento poderá ser modificado pelos vereadores, por meio de emendas parlamentares.

No final, o Prefeito Francisco Dessoles reforçou a explanação do contador Fabrício Martins. O prefeito também lembrou a dificuldade que se tem para montar o orçamento dos Municípios, um verdadeiro quebra-cabeça, onde a demanda é maior que a receita.
Opnião do Jornalista: São inúmeras as situações em que o gestor se vê com o "cinto apertado", mas mesmo assim tem que "segurar as calças" e seguir cuidando das necessidades da população. Iguaracy está de parabéns por fazer muito com pouco, por que esse é também o dilema de muitos municípios. Frequentemente relatamos em nossa página os fatos que ocorrem na região, especialmente na área da saúde, onde o Município tem que arcar com despesas extras e pesadas, que na maioria das vezes são de responsabilidade do estado ou do Governo Federal. Ou seja, "o pneu em baixo do caminhão, é o que sustenta o peso da carroceria".
(Por Bruno Júnior)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS