BR-232 DE VOLTA AO DEBATE: Duplicação até o Sertão é prometida


BR-232 DE VOLTA AO DEBATE: Duplicação até o Sertão é prometida

Com pouco mais de 560 km de extensão, ligando o Recife à cidade de Parnamirim, no Sertão, a BR-232 voltou ao centro do debate eleitoral. A rodovia, de responsabilidade do governo federal, teve o trecho entre a capital pernambucana e São Caetano, no Agreste, duplicado pelo então governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e desde então é alvo de propostas e críticas dos candidatos ao governo estadual. Em 2006, no embate entre Mendonça Filho (DEM) e o ex-governador Eduardo Campos, morto este ano, a intervenção na estrada foi tema recorrente. Em 2010, quando o socialista disputou a reeleição contra Jarbas, não foi diferente.

Este ano, os debates em torno da BR-232 já começaram. Aliado do PSB até o ano passado, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) tem acusado o governo do qual fez parte de falta de cuidado com a rodovia. O petebista afirma que a estrada se deteriorou bastante na gestão do PSB. “As placas de concreto estão cedendo, não há balanças ao longo da estrada para pesar os caminhões e existem problemas sérios de drenagem”, aponta, defendendo uma nova duplicação agora até Arcoverde, no Sertão. (continua...)Essa duplicação até Arcoverde também consta no programa de governo do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB). Integrante da gestão socialista, ele diz que o Estado ficou de mãos atadas devido aos problemas judiciais relacionados com a rodovia, envolvendo o governo de Pernambuco, a União e construtoras responsáveis pela obra, e que por isso não houve intervenções da gestão estadual na BR-232. “Vamos cobrar os investimentos necessários às melhorias junto aos órgãos competentes”, garante Paulo Câmara.

A resolução dessa pendência jurídica entre o Estado e a União deverá ser a primeira tarefa do próximo governador se quiser devolver à BR-232 o status de “indutora do desenvolvimento”. A administração estadual esperava ser ressarcida pelo dinheiro que foi empregado na duplicação da BR-232, mas o governo federal afirma que Pernambuco deixou de cumprir algumas exigências e não teria direito a qualquer tipo de de reembolso.

ESSENCIAL

Especialistas apontam a qualificação da BR-232 como essencial para garantir a interiorização do desenvolvimento econômico em Pernambuco. Em boas condições, a estrada ajudará a dinamizar eventos turísticos no Agreste e Sertão e facilitará a atração de novas indústrias e o escoamento de produtos. O desafio do próximo governante será o de corrigir falhas e garantir a conservação dos trechos remodelados e ampliados.

Armando Monteiro Neto declara que, se eleito, o governo cuidará inicialmente da BR-232. Mas já deixou claro que o ideal seria que a manutenção da via ocorresse em parceria com a iniciativa privada, indicando que poderia trabalhar para a sua concessão a empresas. A cobrança de pedágio para os veículos que usariam a BR-232 seria a possibilidade para viabilizar a proposta.

Paulo Câmara conta que, caso seja eleito, debaterá com a União a responsabilidade sobre a conservação da estrada e ressalta que, em um primeiro momento, não pretende privatizar qualquer trecho.

DOBRAR

Caso a promessa de duplicar a BR-232 entre São Caetano e Arcoverde saia do papel, isso significaria praticamente dobrar o trecho da estrada com pistas duplas. Hoje, o trecho Recife–São Caetano conta com 150 km de pistas duplas nos dois sentidos da via.

Entre São Caetano e Arcoverde são mais 110 km de extensão, o que elevaria para 260 km o trecho da BR duplicado.

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