CIA matou Eduardo Campos para ajudar Marina, diz teoria da conspiração


CIA matou Eduardo Campos para ajudar Marina, diz teoria da conspiração

Boato – CIA teria planejado matar Eduardo Campos para que Marina Silva, nome ligado ao americano George Soros, assumisse o governo no Brasil.

Morto no dia 13 de agosto de 2014, Eduardo Campos ainda é personagem de histórias na internet. Depois de diversas teorias da conspiração apontando que Dilma teria mandado matar o candidato do PSB, agora apareceu uma história que envolve a candidata substituta de Campos, Marina Silva. (continua...)Na realidade, a história envolve algo muito mais amplo. De acordo com uma tese que começou a circular na internet no final de agosto, o grande responsável pela morte de Eduardo Campos seria a CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Isso mesmo, a CIA teria planejado o desastre aéreo para que Marina Silva pudesse disputar e ganhar as eleições. Como o texto é gigantesco, pode ser acessado neste link:

Leia na íntegra o texto que fala do assassinato de Eduardo Campos

O texto é uma tradução de um artigo de Wayne Madsen, jornalista americano “especialista em teorias da conspiração”. E como toda boa teoria da conspiração, apresenta uma montanha de teses que dá até dor de cabeça. E ao contrário do que diz o título (“Tudo sugere ação da CIA e assassinato de Eduardo Campos”), não dá um fato consistente que prove, de fato, que a CIA matou Eduardo.

O primeiro ponto é a própria investigação oficial que, em momento algum, sugeriu qualquer tipo de sabotagem no acidente. Será que o FAB e a Polícia Federal, do governo brasileiro, também colabora com a CIA e Marina Silva? E pensem em tantas outras pessoas que estariam envolvidas e sem nenhuma abrir o bico.

A informação em relação à Marina Silva ser pessoa de confiança do investidor George Soros também é difícil de ser provada. O primeiro ponto é que ele não está na lista de doadores da campanha da candidata (ao contrário, por exemplo, de doações a Obama).Além disso, Soros tem ideias como, por exemplo, a liberação da maconha. Tanto que doou dinheiro para campanhas do tipo. Isso bate de frente com posições de Marina.


Além disso, a lista citada pelo autor de políticos assassinados pela CIA, nenhum dos assassinatos ficou comprovado. Inclusive o do português Francisco Sá Carneiro em 1980. Sobre a segurança do modelo do avião, vale destacar que ser extremamente seguro é regra e não exceção entre os aviões. Isso vale para o Cessna, para o Boeing e para outros modelos. Se não passassem nos testes de segurança, não voariam.

Ok. Você não acreditou em nada que eu disse, saiba que o autor do texto é conhecido por alguns jornalistas como uma fraude. Mais ou menos como algumas páginas do Facebook que sempre lançam notícias bombásticas por aí.

No próprio blog e em sites de opinião, Madsen vomita informações bombásticas, mas nunca é levado a sério por quem apura um pouco mais sobre a trajetória dele. Ou seja, a fonte de toda história é, no mínimo, controversa.

Em 2013, após o escândalo com NSA revelado por Snowden, o jornal The Observer divulgou informações publicadas por Madsen em que ele apontava a ligação de troca de dados entre a NSA e agência de inteligência da Europa. Informação que foi totalmente refutada.

A matéria, principalmente pela fonte do conteúdo, foi tratada com chacota por outros jornais ingleses e o The Observer rapidamente apagou o conteúdo. Entre as pérolas apresentadas por Madsen e citadas neste texto estão a de que o terrorista norueguês Anders Breivik era um agente israelense, que os ataques de 11 de setembro foram idealizados em Israel e EUA.

Com base nessas informações, podemos apontar que os argumentos que a CIA teve interesse em matar Eduardo Campos são fracos e não passam de boataria que, assim como outras, está sendo usada incessantemente durante o período eleitoral. Na realidade, NADA sugere assassinato de Campos. Apenas boatos. Mas se você ainda quer acreditar nisto, esteja livre.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Anselmo Massad e Kalil Santos, no Fórum do Boatos.org no Facebook. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Sobre Edgard MatsukiJornalista e caçador de falcatruas na internet
Veja todos os posts Edgard Matsuki →

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS