DIREITO DE RESPOSTA: APÓS POLÊMICO COMENTÁRIO, ENFERMEIRAS OFENDIDAS POR VEREADOR DE IGUARACY COBRARAM ESCLARECIMENTOS


DIREITO DE RESPOSTA: APÓS POLÊMICO COMENTÁRIO, ENFERMEIRAS OFENDIDAS POR VEREADOR DE IGUARACY COBRARAM ESCLARECIMENTOS

O caso deu início na última quinta (25), quando o vereador José Torres Lopes Filho, popularmente conhecido como Zeinha, fez um breve comentário durante a audiência pública da Secretaria de Saúde no prédio da Câmara Legislativa. De acordo uma das enfermeiras do Município, que estava presente na referida audiência, o vereador, no uso da palavra, referiu-se ao trabalho prestado pelas enfermeiras da seguinte forma: “quando esse Município tiver enfermeiras capacitadas, não precisaremos de médicos nos PSFs”. O comentário motivou a reação imediata das enfermeiras, fazendo com que houvesse uma mobilização para esclarecer e questionar o vereador citado.
 
Na manhã desta terça (30), as profissionais estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara. Os vereadores discutiram o tema e constataram o motivo da revolta.
 Vereador José Torres (Foto)
O vereador José Torres Lopes Filho (Zeinha), negou que tenha direcionado o comentário as profissionais de Iguaracy, em todos os momentos, ele reforçou que fez tal afirmação pensando na situação dos PSF´S de todo o país. Segundo ele, as profissionais entenderam errado e o mesmo não teve a oportunidade de esclarecer no mesmo dia em que fez tal afirmação, porque precisou se retirar da audiência pública a fim de cumprir compromissos de sua agenda.
Os vereadores Manoel Olímpio, Odete Soares, Amaury Torres, José Jorge e Leonardo Magalhães, se puseram a favor das enfermeiras. Todos compartilharam do mesmo entendimento, apenas o vereador Fábio Torres manifestou apoio a Zeinha, entendendo de forma positiva o polêmico comentário. O vereador Simão Rafael não se manifestou sobre o caso.
Na ocasião, poucas pessoas acompanharam a sessão
Em solidariedade as nossas atuantes e competentes enfermeiras da atenção básica de Saúde do Município de Iguaracy, abrimos aqui o espaço para o direito de resposta, acompanhe:

“Em resposta a colocação feita pelo vereador desta casa,o Sr José Torres Filho, no dia 25 de setembro do corrente ano, em Audiência Pública da Saúde, viemos através desse texto usar o nosso direito de resposta e esclarecer e informar aos demais membros da casa sobre o ocorrido. O Sr José Torres Filho.”.” Tal afirmação, além de não condizer com a verdade, ainda provoca uma ofensa moral as enfermeiras do município que possuem formação profissional e qualificação suficiente para exercerem a enfermagem, não fosse assim, não estariam ocupando tal função.

É relevante considerarmos alguns trechos do código de ética que rege a nossa categoria, dos princípios fundamentais: “A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.” (Continua...)

 Também se faz necessário destacar alguns trechos da Politica Nacional de Atenção Básica esta se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Das Especificidades: São itens necessários à Estratégia Saúde da Família: Existência de equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família) composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e Comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ ou técnico em saúde bucal;

Diante de todo o exposto percebe-se que a categoria de enfermagem apesar de trabalhar lado a lado com a classe médica é uma profissão peculiar, única que exerce suas atribuições respeitando os seus limites, enfermeiro exerce função de enfermeiro e medico exerce função de médico, nenhuma pode substituir a outra. De tal forma que se não fosse assim não haveria necessidade de médicos em ESF, como visto na PAB, e o governo federal não criaria o programa mais médicos, já que existe uma grande quantidade de enfermeiros capacitados no Brasil.

O s.r. JTF não foi feliz na sua afirmação, podemos fazer um paralelo a essa afirmação, uma situação bem pratica, uma suposição apenas: “demais membros desta casa vocês concordam que se o município de Iguaraci tivesse vereadores capacitados não haveria necessidade de prefeito no município”?, Inviável não? Um não substitui o outro. Pois bem assim como vocês acreditam que isso é impossível, acreditamos que é inviável se fazer saúde sem a presença de médicos e enfermeiros, assim como as demais classes profissionais.

Para finalizar, gostaríamos de informar que se os demais membros desta casa desejar conhecer e se informar de todas as nossas atribuições e serviços prestados a este município dirija-se a Sede da Secretaria de Saúde, ou as UBS, por tão extensa ser as nossas atribuições não poderíamos cita-las e explana-las aqui nesta sessão. A citação do Sr JTF em nada diminui a nossa competência, capacidade e qualificação, pedimos este momento apenas para manifestar a nossa indignação e defender a nossa classe profissional.”
 
 


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS