Humanidade coloca saldo da Terra no vermelho: já consumimos mais recursos do que produzimos


Humanidade coloca saldo da Terra no vermelho: já consumimos mais recursos do que produzimos

Se nosso planeta fosse gerenciado como uma empresa, seu diretor financeiro estaria com o balanço no vermelho: no oitavo mês do ano, a Terra já utilizou mais recursos energéticos que produziu ou reciclou no mesmo período de tempo. O cálculo foi realizado pela organização mundial Global Footprint Network, responsável pela medição da “Pegada Ecológica”.
De acordo com o órgão, o dia 19 de agosto se transformou no marco determinante do aumento da velocidade com que a espécie humana está devorando o mundo em que vive. No ano 2000, o planeta alcançou este marco no mês de outubro. Portanto, em 14 anos, a velocidade do desastre foi antecipada em praticamente um mês e meio. Marco Lambertini, diretor da organização conservacionista WWF Internacional, se disse alarmado com o resultado e declarou: “A natureza representa a nossa base de bem-estar e prosperidade. No entanto, temos abusado de seus limitados recursos”.
Quando a organização foi fundada, em 1961, a humanidade consumia apenas dois terços dos recursos naturais disponíveis no planeta e a maioria dos países tinha um saldo ecológico positivo e uma pegada ecológica sustentável. Atualmente, seria necessário um planeta e meio para abastecer as necessidades de consumo da humanidade. Nesse ritmo, em 2050 seriam necessários três planetas inteiros para atender à demanda do consumo humano.
A única forma de deter esse avanço catastrófico, segundo a WWF, seria desenvolver um modelo energético global baseado em energias renováveis e reduzir drasticamente o nível das emissões que contaminam o ar e afetam as florestas e oceanos.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS