Umbu entra na lista de alimentos que podem ser extintos, segundo fundação


Umbu entra na lista de alimentos que podem ser extintos, segundo fundação

Um fruto típico do semiárido nordestino pode estar com os dias contados: o umbu.
A prolongada e dura estiagem – uma das piores registradas nas últimas quatro décadas – tem sido um dos fatores que colocaram o umbu (ou imbu, como também é conhecido) na lista de alimentos ameaçados de extinção, segundo a fundação Slow Food.
Mas não é apenas a seca o único algoz do umbu. A produção do fruto no sertão esbarra na criação de caprinos, que vem ganhando força. E bode adora umbu.
Tanto é que em Uauá, no norte da Bahia, por exemplo, onde a produção de umbu é uma das maiores do país, o rebanho caprino – pasmem – é seis vezes maior que a população do município. Foi preciso inclusive cercar os umbuzeiros para evitar a aproximação dos animais, que comem inclusive os brotos da árvore. Mas ficam as expectativas de que um dos frutos mais emblemáticos da região se perpetue para continuar brindando o sertanejo com o seu sabor indefectível – além dos produtos que tem gerado bons negócios para os pequenos produtores.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS