BALANÇO DA SAFADEZA POLÍTICA: Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte, São José do Egito, Tabira e Verdejante registraram crimes eleitorais


BALANÇO DA SAFADEZA POLÍTICA: Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte, São José do Egito, Tabira e Verdejante registraram crimes eleitorais

 Foto: Divulgação/Polícia Federal.
A Secretaria de Defesa Social registrou 23 prisões em flagrante, 116 Termos Circunstanciados de Ocorrência e três Boletins de Ocorrências Circunstanciados (envolvendo menores) durante o domingo (5) de eleições em Pernambuco. Os dados foram reunidos pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional e divulgados nesta segunda (6). Mesmo com essa quantidade de casos, o órgão considerou o pleito do primeiro turno "tranquilo".
Entre os principais registros estão pessoas detidas pelo crime de boca de urna, transporte irregular de eleitor e propaganda irregular. Também foram registradas ocorrências de corrupção eleitoral e fornecimento de alimentação para eleitor.
Em Afogados da Ingazeira, Sertão do estado, três pessoas ligadas a Coligação Frente Popular (Candidata Aline Mariano) foram detidas na Rua Padre Luiz Góes, centro, por volta das 16h30.
Mateus Henrique Bezerra de Morais, 18 anos, solteiro, estudante, residente no centro da cidade, Josivânia Alves de Lima, 37 anos, viúva, diarista, residente no bairro Borges, e Claudiana Roberta Lima da Silva, 19 anos, solteira, também do centro estavam realizando panfletagem. Diante do fato foram todos conduzidos à DP local para medidas legais. (continua...)
Já em por volta das 10h20, na Rua 25 de Agosto, via publica de São José do Egito, a CAP. Myrelle, juntamente com a equipe da ROCAM e com a presença do promotor representante do Ministério Publico de São José do Egito – PE, se depararam com uma aglomeração de aproximadamente cem pessoas, que acompanhavam o atual prefeito de São José do Egito-PE, Dr. Romério Guimarães, caracterizando passeata.
Algumas dessas pessoas foram abordadas e José Erinaldo Pedrosa dos Santos, solteiro, desocupado, 19 anos, do bairro Planalto, juntamente com Maria do Socorro Alves Lopes, viúva, dona de casa, 46 anos, do bairro São João foram flagrados com material de campanha (santinhos e adesivos).
Na bolsa da senhora Maria de Socorro haviam fotos da candidata Dilma, ex-presidente Lula, vice-prefeito Naldinho de Raimundo e do Atual prefeito Romério Guimarães, da coligação Pernambuco vai mais longe PT, PTB e PSC. Erinaldo foi flagrado colocando adesivos nas pessoas e veículos que se encontravam estacionados, adesivos esses da candidata Dilma do PT. Os envolvidos juntamente com o material foram encaminhados para a DP local para as medidas cabíveis onde foi lavrado TCO.
Ainda em São José do Egito – PE, o Juiz Eleitoral e o Promotor de Justiça da cidade estavam na Rua Valfredo Siqueira, onde flagraram, por volta das 14h40, o Felipe Emanuel dos Anjos Gonçalves, estudante, 18 anos, residente no bairro São João, distribuindo aos populares santinhos da coligação Frente Popular de Pernambuco, grupo conhecido por força jovem do PSB, determinando ao policiamento que conduzissem o envolvido juntamente com o material para da DP local onde foi lavrado um TCO .
Em Tabira, a juíza de Direito da comarca local determinou no início da tarde que a estudante, Lindineuma de Souza Lima, 32 anos, casada, residente na Rua Antonio Pereira Amorim nº 2504 Centro, Tabira- PE fosse conduzida até a DP local, pois a mesma foi flagrada fazendo panfletagem na Praça José Pires Sobrinho Centro, configurando assim crime eleitoral. A ocorrência foi repassada a DP local, onde foi lavrado um TCO.
Em Itapetim – PE, o policiamento juntamente com a Exª Juíza de Direito da Comarca de Itapetim, Drª Maria do Rosário Arruda de Oliveira, flagrou a agente de saúde Maria de Lourdes Tomaz de Aquino Alves, 35 anos, casada, p ortando 03 (três) títulos eleitorais e uma folha com os nomes dos proprietários dos referidos títulos, no Povoado Piedade, zona rural, Itapetim – PE. A acusada recebeu voz de prisão e foi conduzida à DP local para ser autuada em flagrante delito.
Em São Jose do Belmonte foram registradas duas ocorrências de Boca de Urna. A primeira aconteceu, por volta das 09h30, no Centro, São Jose do Belmonte – PE.
A polícia Militar foi solicitada pelo Juiz Eleitoral para juntamente com o Promotor realizar uma blitz nos locais de votação no intuito de conter propaganda de boca de urna. Ao passar nas proximidades do Colégio Dr Arconcio encontraram o Antonio Marcos dos Santos Gondim, 21 anos, solteiro, agricultor do Sitio Areinhas, Zona Rural, São Jose do Belmonte – PE, com material de campanha, enquanto a estudante Cicera Cruz de Moura Lacerda, 31 anos, casada, residente no Centro, São Jose do Belmonte – PE foi encontrada nas proximidades da sua residência entregando material de campanha.
Os envolvidos foram flagrados pelo Juiz Eleitoral que de imediato ordenou a condução dos envolvidos para a DPC local juntamente com o material apreendido.
Em seguida, por volta das 10h15, o Juiz e Promotor eleitoral de São José do Belmonte voltou a acionar a PM com a informação que três mulheres estavam fazendo boca de urna distribuindo vários “santinhos” de candidatos na Rua Manoel Pereira Lins, Bom Nome, São José do Belmonte – PE.
Rivânia Maria da Silva, 25 anos, solteira, domestica, Keila Polyana da Silva, 28 anos, solteira, domestica, e Maria Josenilda de Souza Bezerra, 28 anos, casada, domestica, todas residentes em Bom Nome foram detidas e encaminhadas a DP de São Jose do Belmonte junto com o material de propaganda eleitoral para que fossem tomadas as devidas providencias.
O caso mais grave aconteceu em Verdejante. O prefeito de Péricles Tavares (PMDB) foi detido no domingo (5) suspeito de tentar comprar votos no município sertanejo. De acordo com informações da Polícia Federal, o prefeito estava em um veículo no Distrito de Grossas, na zona rural do município, com cerca de R$ 10 mil oferecendo aos eleitores da comunidade.
Ainda segundo a polícia, ele foi detido e encaminhado à delegacia da PF em Salgueiro, também no Sertão. O prefeito foi autuado por crime eleitoral, baseado no artigo 299. Ele pagou uma fiança no valor de R$ 15 mil e vai responder ao processo em liberdade. (Luiz Carlos)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS