De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Williams Siqueira, este é um dos principais encontros do ano. O evento é realizado pelo município e é uma iniciativa da Secretaria, visando diante dos novos desafios que a educação infantil e de jovens e adultos tem enfrentado, uma nova função da educação que hoje já não é somente política e social, mas também pedagógica. Esses cursos acontecem para alavancar e dar subsídios para que as práticas dos educadores em sala de aula venham a contento para que sejam trabalhadas as novas dinâmicas da educação. Preocupado com a qualidade da educação de Iguaracy, o Governo Municipal tem proporcionado muitos momentos como este, que valorizam os profissionais da educação.
Na ocasião, os turnos da manhã e tarde foram totalmente preenchidos com as atividades e “os professores se tornaram alunos”, literalmente.
Foram discutidos os Parâmetros Curriculares da Educação Básica de Pernambuco com as seguintes categorias: Educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano) e EJA (1º a 4º fase).
O objetivo é facilitar o acesso e a apropriação sobre os Parâmetros Curriculares da Educação Básica para fins de consulta, estudos e planejamento escolar. Os Parâmetros Curriculares na sala de aula são documentos que se articulam com os Parâmetros Curriculares do estado, possibilitando ao professor conhecer e analisar propostas de atividades que possam contribuir com sua prática docente no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Essas propostas poderão ser exploradas em todos os componentes curriculares da Educação Básica.
Em todos os países, as relações entre desenvolvimento socioeconômico e cultural e a melhoria da Educação Básica são cada vez mais evidentes. A escola, em todos os níveis, não pode concentrar-se apenas em transmitir fatos ou informações. Ela precisa ir além e ensinar a pensar, raciocinar, criticar, decidir e inovar. Educar significa, também, elevar a consciência do estudante sobre sua situação pessoal, cultural e social. Significa ainda construir, com os alunos, competências básicas, o que requer uma reflexão pormenorizada sobre os conhecimentos envolvidos nessa construção. Iguaracy sai na frente e sabe que é fundamental que se reflita não apenas sobre os conteúdos a serem ensinados, mas também sobre as expectativas de aprendizagem, ou seja, o que se espera que o estudante aprenda. Isso é necessário para o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem e a garantia do sucesso de nossos alunos. (Por Bruno Júnior)
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