GOVERNO DE IGUARACY REALIZA A 1ª SEMANA DO BEBÊ E MOBILIZA TODO O MUNICÍPIO PELOS DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA


GOVERNO DE IGUARACY REALIZA A 1ª SEMANA DO BEBÊ E MOBILIZA TODO O MUNICÍPIO PELOS DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.
A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.
Representantes das Secretarias de Educação e Saúde participaram da celebração
Em Iguaracy, a 1ª Semana do Bebê começou no último domingo, 16 de novembro, com atividades na escola dominical da Igreja Presbiteriana e realização de uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de São Sebastião.
 O Pároco, Pe. Erinaldo Sultério, foi presenteado com uma camiseta da campanha
A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (17) com a realização da solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, o Prefeito Francisco Dessoles; o vereador Manoel Olímpio, representando a Poder Legislativo;o Secretário de Educação, Williams Siqueira; a Secretária de Sáude, Laura Véras, e seu adjunto, Rosildo Nunes; a Presidente do COMDICA, Cledileusa Roma; Mariana Ferreira, representando a Secretaria de Desenvolvimento; e a Assistente Social do Programa Mãe Coruja; participaram ativamente do evento. 
O Prefeito foi presenteado com a camiseta da campanha
A Cia iguaraciense de dança, Filhos do Sol, fez uma belíssima apresentação cultural. O grupo formado por crianças e adolescentes da cidade, é coordenado pelo coreógrafo Rodrigo Faustino. Rodrigo é o grande idealizador da Cia, que há anos é modelo cultural na cidade e se destaca em todo o estado de Pernambuco.
No encerramento, uma mesa redonda pra discutir o desenvolvimento infantil foi organizada no plenário. A mesa composta por uma pedagoga, assistente social, enfermeiras da atenção básica e mediada pelo Sr. Verandilson Zuza, coordenador do NASF; discutiu junto ao público as propostas e apresentou fatores que contribuem para o desenvolvimento infantil.
Ainda na tarde da segunda, a Secretaria de Educação realizou o ENCONTRO PEDAGÓGICO: TRABALHANDO A PRIMEIRA INFÂNCIA. Já a Secretaria de Saúde realizou a PALESTRA: VIOLÊNCIA INFANTIL. 
Na terça-feira, dia 18, as atividades se “ramificaram” ainda mais. Palestras com pais e alunos sobre SAÚDE NA ESCOLA e ALIMENTAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA foram ministradas pelas equipes das Secretarias de Educação e Saúde. Ações de SAÚDE BUCAL, com o exercício da escovação para os alunos da educação infantil estão sendo realizadas nas escolas.
Oficinas sobre: PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS PARA BEBÊS, DESENHOS e PALESTRAS, são realizadas simultaneamente em diversos locais, a exemplo da oficina com o nutricionista Dr Johnson realizada no prédio da Câmara de Vereadores. Já nas oficinas com estudantes, a Secretaria de Educação tem promovido: brincadeiras, show com palhaços, leitura, contação de histórias, teatro, música, dança, e artes plásticas.
Com o tema “Todos juntos pela primeira infância”, a 1ª Semana de Bebê de Iguaracy terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro destaque é o CINE CRIANÇA, com exibição de filmes infantis na sede e nos distritos.
Continue acompanhando a cobertura da 1ª SEMANA DO BEBÊ EM IGUARACY. Nossa equipe segue registrando as melhores imagens e trazendo sempre todas as informações. Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. 
(Por Brunno Júnior)
 
Veja todas as imagens, CLIQUE EM LEIA MAIS



BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS