CONSTRANGEDOR: CONSELHO TUTELAR DA INGAZEIRA AMANHECE O DIA SEM PODER AGIR POR FALTA DE UM AUTOMÓVEL


CONSTRANGEDOR: CONSELHO TUTELAR DA INGAZEIRA AMANHECE O DIA SEM PODER AGIR POR FALTA DE UM AUTOMÓVEL

 Conselheiros "vararam" a noite sem dormir por falta de um automóvel
O que acontece geralmente é que os municípios a exemplo da Ingazeira, ao invés de colocar um veículo a disposição do conselho, quando estes necessitam tem que recorrer a uma ou outra repartição municipal atrás de um veículo emprestado e nem sempre conseguem, os gestores municipais geralmente autorizam a procurar veículos que prestem serviço de viagens por quilometragem a prefeitura, até ai tudo bem, com um pouco de jogo de cintura e contatos com um e com outro, os conselheiros acabam realizando as suas viagens, porém, nem sempre na hora que mais necessitam, e nas madrugadas a situação se complica totalmente, pois se os motoristas durante o dia já se reclamam do valor pago por km, imagine na madrugada, na hora do descanso, viagens curtas nem pensar, uma viagem de 20 km sai por menos de 15 reais e dentro da cidade nem se cogita, segundo os motorista não compensa nem o tempo perdido...
Conselheiros da Ingazeira Fábio, Josinete, Maria Eliandra e  Sérgio Coelho Conselheiro de Iguaracy
Em cima desta realidade, na noite da última sexta-feira (5), o Conselho Tutelar da Ingazeira, ao realizar uma ação com a PM por volta das 22 horas, detectaram uma adolescente do município de Iguaracy entre os envolvidos que se encontravam em uma residência em atitude suspeita de exploração sexual (prostituição infantil), como a menor se encontrava em situação de risco, como é de praxe, a PM foi logo repassando a mesma aos cuidados do conselho, e como esta não tinha parente nem alguém que se responsabilizasse por ela na cidade, o conselho se viu obrigado a fazer o repasse ao conselho de seu município de origem, foi então que começou a novela atrás de um carro, enquanto o conselheiro Sérgio Coelho de Iguaracy foi avisado e ficou de prontidão aguardando a chegada da menor, porém as horas foram se passando e nada, onde por volta das 3 da madrugada, os conselheiros desistiram e resolveram amanhecer o dia na sede do conselho já que seria um crime levar a menor para dormir em alguma de suas casas e na cidade da Ingazeira a exemplo de Iguaracy, também não tem uma casa de passagem para atender necessidades como esta.

Ai fica uma pergunta no ar, e se fosse um caso de urgência? De vida ou morte? Em casos assim ocorridos em Iguaracy, eu como conselheiro perderia as contas se fosse relatar quantas vezes usei o meu próprio veículo para atender as urgências, acontece, que um grupinho formado por profissionais que prestam serviços a assistência social, juntamente com a coordenadora de um programa, foram denunciar a promotoria que eu estaria usando o veículo de minha propriedade nas ações e a promotora me advertiu a não mais utiliza-lo, principalmente pelo nome “reportagem” que está estampando no veículo, e que isso deixava as profissionais aborrecidas, mas o pior é que nunca estão presentes na hora do "vamo ver", não conhecem a nossa realidade e nem o que passamos a partir do calar da noite, a polícia quando vem trazendo um menor, não querem saber a hora e nem se temos carro a disposição ou não.
 
A Lei é clara quando diz que criança e adolescente tem prioridade absoluta (Art. 4 - ECA) e entre estas prioridades a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias e precedência do atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
Ai é onde entra o Conselho Tutelar, para garantir que os direitos das crianças e adolescentes contidos na Lei Federal 8.069/90 sejam realmente cumpridos, qualquer violação, por menor que seja, é passível da intervenção deste órgão que incorpora a posição de anjos da guarda de cada criança e adolescente em um município.
Ai quando se fala em prioridade, primazia, precedência, a qualquer hora do dia ou da noite em que os fatos aconteçam, o Conselho Tutelar tem que estar sempre de prontidão, sempre prontos para atuar e agir com agilidade em defesa de suas vítimas.
Como pode existir uma Lei tão bem elaborada em atenção às crianças e adolescentes e não existir uma lei a altura em relação aos seus guardiões, leis que garantam o mínimo de suporte para que este pequeno grupo de super-heróis possam realizar as suas atividades com eficiência a qualquer hora do dia ou da noite.
Entre todas as situações mais constrangedoras que existem e até absurda é a falta de um automóvel para locomoção que esteja 24 horas a disposição dos conselheiros, já que estes estão também 24 horas a disposição da população.
Fica ai a dica, se é prioridade absoluta o atendimento a crianças e adolescentes, um automóvel próprio a disposição do Conselho Tutelar não irá quebrar nenhuma prefeitura e os gestores estarão em conformidade com a lei...

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS