CULTURA E ARTE PERNAMBUCANA: ESSE FOI O DESTAQUE NA ABERTURA OFICIAL DA IX FEIRA INTERATIVA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA ESCOLA ROSETE


CULTURA E ARTE PERNAMBUCANA: ESSE FOI O DESTAQUE NA ABERTURA OFICIAL DA IX FEIRA INTERATIVA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA ESCOLA ROSETE

A Escola de Referência em Ensino Médio Professora Rosete Bezerra de Souza, realizou na última semana a IX Feira Interativa de Ciências e Cultura. Com o Tema: “Pernambuco das Artes, Pernambuco das Gentes: Leões Imortais”, a escola desenvolveu a culminância dos trabalhos em dois grandes momentos.
Na última quinta (27), foi realizada no pátio de eventos da Praça Antônio Rabelo a abertura oficial da feira. Apresentações culturais de dança, música, arte e interpretação encantaram o atento público iguaraciense.
AS ATRAÇÕES FORAM AS SEGUINTES:
Abrindo o evento, sob a coordenação do Maestro, Fausto Simões, esteve a BMER (Banda Marcial da Escola Rosete). A banda fundada em 1996, agora reativada pela atual gestão, é conhecida regionalmente pela sua excelência e sincronia. Já em 2014, a banda participou da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, onde foi a campeã de sua categoria.
Corpo Coreográfico da BMER
Banda Solar
Em seguida, a Banda Solar, sob a coordenação do Profº Márcio Rogério. A banda formada por alunos da escola, integra o projeto político-pedagógico e está no âmbito do programa Ensino Médio Inovador.
Um projeto que busca ampliar a visão dos discentes para sua formação, como também, garantir a permanência do aluno na escola.
Para lembrar a cultura afro- brasileira, presente na cultura pernambucana, a escola trouxe para o público: O Maracatu, dança típica do estado; desfile da beleza negra, um desfile com garotas assumidamente negras, como forma de valorizar as origens dos alunos e sua identidade; e o samba de roda.

Maracatu

Samba de Roda
Além do pout pourri pernambucano, com um seleto conjunto de ritmos tradicionais do estado, apresentado pelas alunas.

Grupo de capoeira Muzenza
Ainda dentro da cultura afro, sob o comando do mestre Reginaldo, se apresentou o Grupo de Capoeira Muzenza. Muzenza significa, no candomblé, tanto o noviço iniciado quanto o toque dos tambores utilizado na saída dos iniciados.
Dacilo do pífano representou os artistas da terra.
Durante as apresentações, alguns declamadores interpretaram talentos da poesia.
O Grupo Raízes de Dança, da cidade de Afogados da Ingazeira, abrilhantou o término do evento. O grupo apresentou um belíssimo espetáculo de dança, arte e interpretação. Voltado para a cultura Afro, os componentes trouxeram para o público a magia dos orixás.
De acordo com a equipe organizadora, o projeto foi pensado com o propósito de enaltecer Pernambuco através de seu povo autêntico, de cultura na alma e de arte na veia. O objetivo é reconhecer, valorizar, divulgar as expressões sociais, históricas, culturais, artísticas e econômicas do nosso estado. (Matéria de Brunno Júnior/ Imagens do Studio R2)
O evento foi apresentado pelo comunicador de Iguaracy, Bruno Júnior.
Veja todas as imagens CLIQUE EM LEIA MAIS


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS