Ciência explica por que o cão é realmente o melhor amigo do homem. (Mas seria o homem o melhor amigo do cão?)


Ciência explica por que o cão é realmente o melhor amigo do homem. (Mas seria o homem o melhor amigo do cão?)

“Quanto mais conheço o homem, mais gosto do meu cão” é muito mais que um provérbio. Pesquisadores japoneses conseguiram explicar a chave dessa relação, que tem milhares de anos de evolução. Segundo um estudo, liderado pelo veterinário Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu, quando homem e cachorro se olham nos olhos, um processo químico desencadeia a liberação de oxitocina, um hormônio ligado ao apego, que retroalimenta a felicidade dos dois.
O experimento reuniu 30 cães com seus donos em um mesmo recinto por 30 minutos, para observar seu comportamento. Antes e depois de testemunhar as trocas de olhares, carícias e vozes suaves, que aconteceram ao longo da experiência, os especialistas mediram os níveis de oxitocina presentes na urina dos homens e dos cães. E os resultados são surpreendentes: quanto mais os cães e donos se olharam nos olhos, mais oxitocina foi produzida por seus cérebros. Depois, o experimento foi repetido com lobos domésticos, criados a mamadeira, mas os níveis hormonais não aumentaram dessa vez.
Mais tarde, os cientistas realizaram um terceiro experimento, borrifando oxitocina no focinho de alguns cães, que foram colocados novamente em um quarto, um por vez e em turnos – dessa vez, ao lado de seus donos e de duas pessoas desconhecidas. Os animais, em sua maioria, demonstraram um comportamento comum: ficaram congelados, olhando nos olhos de seus donos e produzindo uma quantidade grande de oxitocina, em relação à gerada por seus donos.
“Esses resultados amparam a existência de um ciclo de oxitocina que se autoperpetua na relação entre homens e cães de uma maneira semelhante à que ocorre entre uma mãe e seu filho”, afirma Kikusui. Em um longo processo de domesticação, que durou milhares de anos, os cães puderam evoluir até imitar um comportamento humano: o olhar das crianças. Os resultados obtidos reforçam as terapias com cães, usadas em pessoas com autismo ou transtorno de estresse pós-traumático, condições em que se utiliza a oxitocina como tratamento experimental.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS