Engenheiro judeu pode ter sido o verdadeiro pai do Fusca


Engenheiro judeu pode ter sido o verdadeiro pai do Fusca

O Fusca é um dos modelos de carro mais populares de todos os tempos. A origem dele é bem conhecida, mas há quem coloque dúvidas a respeito da paternidade do veículo.
A história consagrada diz que Adolf Hitler encomendou ao projetista Ferdinand Porsche a criação de um “carro do povo” (Volkswagen) em 1935. Mas segundo o livro A Verdadeira História do Fusca, do holandês Paul Schilperoord, a ideia do modelo teria sido roubada de um engenheiro e jornalista judeu chamado Josef Ganz.
De acordo com a obra, Hitler teria visto um modelo criado por Ganz em uma exposição de carros em 1933. Após desenhar as formas do veículo, o ditador teria feito a encomenda a Porsche. O autor afirma também que o próprio Porsche dirigiu um dos protótipos de Ganz. Um dos modelos criados por Ganz e que pode ter inspirado o Fusca chegou a ser fabricado entre 1933 e 1935, o Standard Superior.
O engenheiro acabou sendo preso pela Gestapo, a polícia nazista, acusado de se aproveitar da revista automobilística que editava para chantagear indústrias. Após um mês ele foi libertado e conseguiu provar sua inocência, mas teve sua carreira prejudicada. Ganz acabou indo embora da Alemanha e morreu na Austrália, em 1967.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS