Principais cientistas do mundo temem criação de exércitos de robôs assassinos


Principais cientistas do mundo temem criação de exércitos de robôs assassinos

Já pensou nos seres humanos formando grupos de robôs que buscam alvos de forma independente, sem necessidade de controle humano, e lutam guerras? Parece ficção, mas na cabeça de nomes como Stephen Hawking, Steve Wozniak e Elon Musk é uma realidade — e um perigo gigantesco para a humanidade.
Em carta divulgada nesta terça-feira (28), na abertura da International Joint Conferences on Artifical Intelligence, pesquisadores de todo o mundo mostraram seu medo de que comecem a ser criadas máquinas assassinadas e se colocaram totalmente contra esse tipo de produção. O medo é que uma nova corrida armamentista, como nos tempos de Guerra Fria, comece.“A inteligência artificial chegou em um ponto onde o desenvolvimento desses sistemas [assassinos] será viável em anos, não em décadas, e as apostas são altas: armas autônomas estão sendo descritas como a terceira revolução na guerra, depois da pólvora e das armas nucleares. Se alguma grande força militar começar o desenvolvimento dessas armas, uma corrida armamentista global é inevitável”, diz a carta.O temor dos pesquisadores é óbvio: que essas armas, após desenvolvidas, não fiquem apenas nas mãos de forças regulares e sejam usadas por terroristas e ditadores. Além disso, a inteligência artificial é barata e fácil, deste modo, de ser usada na criação de verdadeiros exércitos. Para eles, uma limpeza étnica seria coisa simples para robôs programados para matar.
“Em suma, acreditamos que a inteligência artificial tem potencial para beneficiar a humanidade em diversas formas, e o objetivo do campo deve ser esse. Começar uma corrida armamentista é algo ruim, uma ideia péssima, e deve ser previnida pelo banimento de armamentos autônomos ofensivos além do controle humano”, finaliza a carta.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS