Brasil vive crescimento de escolas públicas geridas pela Polícia Militar


Brasil vive crescimento de escolas públicas geridas pela Polícia Militar

Está crescendo no Brasil o número de escolar básicas públicas geridas pela Polícia Militar. Só na última semana foram oito colégios que voltaram às aulas em Goiás nesses moldes. O Estado é o que mais possui escolas assim em todo o Brasil.
As regras são extremamente rígidas e quem não as cumprir sofre diversas sanções — sendo a mais grave delas a transferência de colégio. Por exemplo, mascar chiclete é considerado transgressão leve, assim como usar óculos com lentes ou armações em ‘cores esdrúxulas’.
De acordo com os policiais, o modelo implantado melhora significativamente o desempenho dos alunos. Para provar isso, mostram que em nove Estados os colégios comandados pela PM ficaram com a primeira colocação entre as estaduais no Enem. São 93 instituições com essa diretriz no Brasil atualmente.
Atualmente apenas nove Estados não possuem colégios de educação básica públicos geridos pela PM. Goiás, que estreou oito na semana passada, passou a ser o líder no quesito com 26 escolas neste formato, seguido de perto por Minas Gerais — que possui 22 colégios militares públicos.
Entre as mudanças implantadas, além das regras já citadas, as mais aparentes são a utilização de farda, prestação de continência e mudança no tratamento aos professores. Alunos que se destacam são condecorados com medalhas e quem não se adapta ao sistema é transferido para outros colégios.
Apesar da melhora de desempenho em algumas escolas que adotam esse modelo, educadores afirmam que o modelo que padroniza comportamentos inibe questionamentos, evitando a criação de perspectiva crítica aos alunos. As críticas, porém, não devem impedir o crescimento dessas escolas: até o final do ano a expectativa é que mais 16 delas surjam em todo país.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS