Cidadania aprova projeto que estabelece cotas nas eleições de membros de Conselhos Tutelares


Cidadania aprova projeto que estabelece cotas nas eleições de membros de Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares instituídos em Pernambuco deverão ser compostos obrigatoriamente por homens e mulheres, sendo proibida a formação de grupos compostos exclusivamente por um único gênero. Essa é a proposta do Projeto de Lei n° 162/2015, de autoria do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), que foi aprovado pela Comissão de Cidadania, em encontro realizado nesta terça (15).
Segundo o presidente do colegiado, deputado Edilson Silva (PSOL), a matéria endossa as medidas que vêm sendo pensadas em todo o Brasil, visando garantir a presença das mulheres em partidos políticos e instituições públicas. “A aprovação deste projeto de lei pela Assembleia poderá ser uma conquista importante para a população. Os Conselhos Tutelares não podiam ser indiferentes a esse movimento da sociedade em busca da paridade de gêneros nas instituições”, defendeu.
O PL 162 estabelece que se garanta ao menos uma vaga para mulheres e uma vaga para homens na eleição dos cinco membros dos Conselhos Tutelares. Segundo a justificativa da matéria, as cotas visam minorar um processo histórico-social de exclusão de cidadãos, beneficiando as minorias e assegurando condições mínimas de exercício de direitos. A regra não vale para as eleições de 2015, conforme emenda aditiva apresentada pela Comissão de Justiça.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS