COMO VOTAR CERTO NOS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR


COMO VOTAR CERTO NOS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR

 
No próximo domingo (04/10/2015), haverá novamente eleição e cada eleitor poderá votar em até 5 candidatos. Para que o órgão funcione corretamente, temos que eleger uma boa equipe de trabalho para os próximos 4 anos, mas para isso, é preciso votar certo, porém, muitos eleitores por desconhecerem todas as atribuições de um conselheiro tutelar, ficam na dúvida de qual seria o perfil ideal para se escolher 5 bons candidatos. Se esta for também a sua preocupação, gostaria que observasse meia-dúzia de pontos importantes que pessoalmente elaborei, poderá ajudá-lo em sua decisão:
1 - Para ser um bom conselheiro tutelar, é preciso ser conhecedor da Lei e saber aplicá-la na prática, tem que ter segurança e conhecimento de causa, ser responsável em tudo o que diz e no que faz, afinal, vidas estarão em jogo a todo o momento, uma decisão mal tomada poderá prejudicar uma criança ou desestruturar uma família pelo resto da vida. Não sou contra votar em novos candidatos e sem experiência, pois já fui um deles, mas é de fundamental importância, que sejam também eleitas pessoas capacitadas e com experiência de vida e trabalho, essa é uma função muito complexa;
2 - Para ser um bom conselheiro tutelar, é preciso ter ética, ter classe e postura, é preciso ter educação e bom trato com as pessoas durante o atendimento, tem que saber entrar e sair da casa de um cidadão sem causar maiores constrangimentos, tem que saber se vestir e se comportar com a decência mínima exigida para um cargo tão importante, pois um conselheiro é também um representante do município, eleito pelo povo, e tem que se portar a altura;
3 - Para ser um bom conselheiro tutelar, tem que necessariamente ser um bom exemplo na sociedade, tem que ser pai ou mãe bem sucedidos ou ser um bom filho ou filha, tem que mostrar o modelo a partir de casa, para poder se fazer respeitar.
4 - Para ser um bom conselheiro tutelar, não pode haver embaraço e ser bem comunicativo, terá que saber se expressar com as diversas autoridades, verbalmente e principalmente por escrito. Para cada caso, muitos documentos são exigidos, há uma vasta gama de necessidades como relatórios, notificações, termos de compromisso e advertência, encaminhamentos, representações, requisições, ofícios, declarações, etc. Cada conselheiro tem que saber fazer a sua parte, tem que ter prática em digitação e ser bom na elaboração de textos, pois conselhos tutelares não dispõem de “escrivães” como na Polícia Civil, e devido o despreparo por parte de alguns, o trabalho fica a desejar, acaba emperrando, acumulando e sobrecarregando aqueles que são mais qualificados, ninguém merece trabalhar mais, ganhando o mesmo. Além disso, o conselheiro tem que ser bem preparado, e ter boa elocução para promover ou participar de palestras educativas junto às escolas e a comunidade;
5 - Para ser um bom conselheiro tutelar, é preciso ter garra, disposição e força de vontade, é preciso ter coragem para enfrentar todo tipo de desafio e ameaça, tem que ter ordem e pulso firme em suas decisões, e principalmente ter AMOR PELA CAUSA. Tem pessoas que querem somente um emprego, uma remuneração (em Iguaracy é apenas um salário mínimo), mas não estarão dispostas a enfrentar tudo o que vier pela frente e consequentemente, se esquivarão nas horas mais difíceis.
6 – Finalizando, para ser um bom conselheiro tutelar, em matéria de exemplo, teria que ser alguém que você eventualmente indo viajar, confiaria seu próprio filho ou filha sob a responsabilidade desta pessoa, mas, se você não confiaria um ente querido, um filho, um neto, um sobrinho, um familiar menor de idade sob a responsabilidade de alguém, então esta pessoa não está qualificada para ser um bom conselheiro ou uma boa conselheira tutelar, que na realidade, são os guardiões de todas as crianças e adolescentes do município. Resumindo, um bom candidato, tem que ser alguém que pelo seu caráter e conduta, expresse credibilidade e confiança nos aconselhamentos e orientações que irá realizar durante os quatro anos de mandato.
Infelizmente, muitos conselhos tutelares não funcionam como deveriam, pois falta a maioria destas qualificações nos perfis dos seus membros. Não é necessariamente alcançar 100% das qualidades acima, mas é preciso no mínimo que seus atributos compensem as suas faltas.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS