RETROSPECTIVA - PORQUE SOU CANDIDATO AO CONSELHO TUTELAR


RETROSPECTIVA - PORQUE SOU CANDIDATO AO CONSELHO TUTELAR

Sou novamente candidato ao cargo de conselheiro tutelar em Iguaracy, porque vejo que ainda tenho muito a contribuir com este órgão tão importante para a nossa comunidade e principalmente para as nossas crianças e adolescentes. Meu primeiro mandato começou a no ano de 2000 quando passou a funcionar pela primeira vez o órgão em nosso município e de lá para cá, neste ano de 2015, já se completam 16 anos de sua implantação e funcionamento, aos quais, 10 destes anos, estive a serviço do CONTI (Conselho Tutelar de Iguaracy) e pela capacidade de liderança, durante todo este tempo estive a frente dos trabalhos do órgão como coordenador.
Veja abaixo uma pequena retrospectiva das ações deste último mandato 2012-2015, a serviço do CONTI :
Um dos principais parceiros de qualquer conselho tutelar são as Polícias Militar e Civil. Nestes últimos anos foram muitas ações e aventuras em companhia destes dois órgãos. Infelizmente, não faltou inúmeros casos de violência e todo tipo de abusos em nosso município. Como coordenador do CONTI, sempre busquei primar para que a justiça fosse feita e que os direitos violados fossem restabelecidos com a máxima urgência e seriedade, mesmo que para isso, tenha precisado usar da força policial em alguns momentos quando foi necessário.
Um bom conselheiro tutelar é antes de tudo um educador, tem que estar preparado e apto para desempenhar este papel de instrutor e formador de opinião. Tenho buscado cada vez mais me especializar na área da infância e da juventude e de como trabalhar as famílias em situações de risco e com direitos negados, ameaçados ou violados. Além de gostar de pesquisar sobre o assunto,  tenho em meu histórico a participação em várias conferências, cursos e capacitações, e todo este conhecimento aprendido e que foi também conquistado através de inúmeras experiências, tenho procurado repassar aos órgãos através de palestras e orientações sempre que convidado.
Durante este mandato, juntamente com meus colegas conselheiros, visitamos praticamente todas as localidades do município. Foram centenas de casos atendidos, resolvidos, representados e acompanhados. Como não possuímos veículo próprio, recorremos ao poder público para locação dos veículos na hora das necessidades, porém, em várias situações de urgência, principalmente a noite e fora de hora, sempre estive de prontidão e também nunca recusei de usar meu próprio meio de locomoção a serviço do CONTI.
Presente e atuante, sempre que convidado, fiz questão de participar da maioria dos movimentos sociais e das campanhas educativas ocorridas no município e que são de interesse do público infantojuvenil.
Acredito que a prevenção ainda é o melhor remédio para coibir a violação de direitos, infelizmente, devido a grande demanda de casos registrados e que necessitam de atenção e acompanhamento, um conselho tutelar estar mais para delegacia de polícia do que para órgão de prevenção. Mesmo assim, para nós é um imenso prazer participar das palestras nas escolas e nas comunidades. Espero neste novo mandato, se for eleito, poder desempenhar este papel com mais frequência nas unidades escolares juntamente com professores, pais e alunos. 
Todos os eventos municipais tenho feito questão de estar prestigiando juntamente com os demais colegas conselheiros. Geralmente, ficamos em um local reservado a disposição da população e da polícia quando necessário.
Parcerias foram e estão sendo feitas com órgãos municipais, regionais e estaduais para uma melhor garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município. Um dos maiores parceiros que temos é o Ministério Público e que tem nos auxiliado nos momentos mais difíceis. Sempre que necessário, mantemos contato com conselhos de outras localidades para a resolução dos casos.
Sempre que possível, como representante do CONTI, tenho participado dos eventos e conferências municipais, porém, não é algo que faço com frequência, mas não é porque não gosto, é pela falta de tempo mesmo. Infelizmente, um conselho tutelar requer outras atenções mais imediatas.
A sede do conselho tutelar em Iguaracy é bastante movimentada, principalmente, nos dias de atendimento da Defensora Pública Drª Cristina, que geralmente ocorre às quintas-feiras. Graças a prática de digitação e longa experiência fazendo relatórios e ofícios como presidente do CONTI,  tenho sido muito utilizado na elaboração dos documentos e relatórios que são necessários para instruir os processos conduzidos pela defensoria.
Buscando constar no calendário municipal, o “DIA MUNICIPAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, foi encaminhado por minha autoria ao prefeito do município, Francisco Dessoles Monteiro, uma sugestão para criação de uma lei municipal com o dia 06 de OUTUBRO de 2002, data que ocorreu o cruel estupro seguido de morte ao qual foi vítima uma adolescente iguaraciense, de 14 anos de idade, por nome SILENE SOUZA GOMES. Considerando a importância de se trabalhar o tema conforme a nossa realidade e de uma forma mais abrangente dentro das escolas e das comunidades, a data terá como objetivo principal sensibilizar, mobilizar, informar e convocar a população e órgão públicos de nosso município para assumir o compromisso de participar desta luta, realçando principalmente o dever de denunciar fatos quando estes ocorrerem.
Tendo em vista que a detecção de vítimas de abusos e violência sexual na infância é algo que na maioria das vezes passa despercebido aos pais e responsáveis, o CONTI inovou na verificação de crianças vitimadas por abuso sexual. A ideia partiu de minha autoria com a elaboração de um passo a passo para ajudar a desvendar este tipo de violência que na minha concepção é a pior entre todas. A estratégia consta de primeiramente apresentar em cada sala de aula um vídeo que foi minuciosamente elaborado com teor educativo e atrativo para as crianças, onde se tem todas as informações necessárias sobre o que é abuso sexual. O vídeo que tem cerca de 20 minutos é envolvente e conta pequenas histórias de crianças que passam por diversos tipos de situações, e tem como um dos principais objetivos conquistar a confiança da criança abusada e incentivar a prática da denuncia. Logo após o vídeo, os conselheiros fazem uma breve explanação sobre o conselho como órgão protetor e amigo e como ápice final distribui a cada aluno uma espécie de “provinha”, que é um questionário elaborado a partir de desenhos e perguntas simples de responder, mas que pode ajudar a identificar crianças vítimas de abusos e violência sexual.
Está em fase de implantação uma importante inovação que mudará toda a estrutura de atendimento do CONTI. Trata-se de um sistema que veio melhorar em 100% a maneira de arquivar, acompanhar e atender os casos registrados no órgão. Com a implantação do novo sistema pioneiro em nossa região e que foi elaborado e desenvolvido por minha pessoa a cerca de pouco mais de um mês, agora os casos podem ser classificados por níveis de atendimento, por localidade, por direito violado, por agente violador, etc. Agora ficou bem mais fácil traçar estatísticas de atendimento (algo praticamente impossível antes) localizar um caso em meio a tantos outros, ou verificar apenas aqueles que ainda estão sem resolver ou os que estão em fase de acompanhamento. O sistema ainda dispõe de modelos para encaminhamentos, formulários e termos de conduta diversos, além de links para o Estatuto e informações para facilitar o atendimento. Para quem é ou já foi conselheiro, sabe muito bem o avanço que isto significa, além disso, todo sistema é online, e o conselheiro pode acompanhar de sua casa os casos que estão sendo registrados fora de seus plantões ou participar interagindo com os conselheiros de plantão. Todo o sistema é sigiloso e de acesso restrito. 
Este e outros motivos, fazem com que, coloque meu nome mais uma vez para a disputa de uma vaga no conselho tutelar de Iguaracy.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS