'Buracos de minhoca' em Plutão deixam cientistas intrigados


'Buracos de minhoca' em Plutão deixam cientistas intrigados

Aos poucos as imagens feitas pela Nasa em Plutão vão chegando às mãos de toda a sociedade. E, como acontece com as fotos de Marte, despertam curiosidade gigante de quem as analisa mais profundamente.
Diferente do que acontece com Marte, porém, no caso de Plutão a superfície do planeta impressiona por si só, sem a necessidade do aparecimento de “seres extraterrestres”. Assim sendo, um novo flagra feito no planeta mais distante do Sistema Solar tem chamado atenção.
Trata-se de uma foto da superfície de Plutão que mostra o solo local completamente esburacado. As cavidades, que lembram buracos de minhoca, têm chamado a atenção de especialistas, que ainda não conseguem explicar o que seriam as marcas, localizadas na área chamada de Sputnik Platum.
De acordo com os especialistas, apesar de ser impossível precisar com 100% de certeza o que seriam os buracos, é possível imaginar o que os causou. E, para os cientistas, a causa de tais buracos é a presença de um tipo de gelo extremamente volátil no solo local, combinado com nitrogênio sólido.
Reprodução/Nasa
“A presença desse tipo de buraco e a forma como eles aparecem expostos é um indício muito forte de que há um fluxo no gelo que encontramos no local, mostrando uma diferença sutil entre a superfície e a atmosfera do planeta. Agora nosso time trabalha para entender o processo físico que está envolvido nesse caso”, explica Johns Hopkins, um dos participantes do projeto New Horizons.
Outra descoberta importante feita pelo projeto da Nasa diz respeito a duas das cinco luas que rondam Plutão. Trata-se da presença de água na superfície dos satélites Nix e Hydra. A sonda New Horizons, em seu caminho até o planeta, fez diversas fotos para análise dos satélites de Plutão.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS