Com Sobradinho em pouco mais de 5% de sua capacidade total ANA deve autorizar nova redução da vazão do Rio São Francisco na próxima semana


Com Sobradinho em pouco mais de 5% de sua capacidade total ANA deve autorizar nova redução da vazão do Rio São Francisco na próxima semana

ilhotas barragem sobradinho 2
Com o nível do Lago de Sobradinho (BA) ainda mais baixo, a Agência Nacional de Águas (ANA) deve autorizar a redução da vazão do Rio São Francisco. Uma reunião na próxima terça-feira (27), a partir das 9h, na sede da agência em Brasília (DF), vai avaliar as condições de operação de reservatórios do São Francisco.
Desde abril de 2013, o sistema elétrico tem feito pedidos recorrentes para manter o controle da vazão do manancial, a fim de garantir a geração de energia elétrica. No período, a vazão do rio foi reduzida paulatinamente, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o nível atual, de 900 m³/s, no reservatório de Sobradinho.
Nesta sexta (23), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível do Lago de Sobradinho está em pouco mais de 5% de sua capacidade total de armazenamento.
Chuvas
De acordo com informações da Agência Reuters, no Nordeste, são esperadas chuvas equivalentes a apenas 29% da média histórica, abaixo dos 33% previstos anteriormente.
Ainda de acordo com a Reuters, além disso o ONS reduziu a perspectiva de queda no consumo de energia elétrica para 2,4%, ante 3% anteriores.
Reservatórios
O órgão também apresentou projeção de que os reservatórios das hidrelétricas do Nordeste encerrem outubro entre 8,6 e 8,4% de capacidade.
Caso confirmado o número mais pessimista, a situação das represas do Nordeste ficaria exatamente igual à registrada em 2001, ano em que o país passou por racionamento de energia, uma situação já reportada na semana anterior. (foto/divulgação)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS