Pepitas de ouro brotam em serra e atraem 2 mil garimpeiros


Pepitas de ouro brotam em serra e atraem 2 mil garimpeiros

Após algumas chuvas há cerca de 15 dias, pepitas de ouro, de 600 gramas a 1 quilo, começaram a brotar no solo de uma serra a 18 quilômetros de Pontes e Lacerda (MT), na fronteira entre o Brasil e Bolívia. A novidade já atraiu mais de 2 mil garimpeiros da cidade e de todo o Brasil, que estão formando, acampados, uma pequena vila no local.
A extração na "nova Serra Pelada", como o local já está sendo chamado, é ilegal e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), afirma que já está acompanhando o caso, assim como a Polícia Federal, que enviou agentes à serra, e o Ministério Público Federal (MPF). Todo tipo de mineração no solo brasileiro é responsabilidade do governo federal e tem que ser autorizada pelo DNPM.
O superintendente do DNPM em Mato Grosso, Marcio Amorin, afirma que apenas uma solicitação de pesquisa na área foi feita pela Santa Helena Mineração, que já atua na região, assim como outras duas empresas do setor. No entanto, o corre-corre para a área é no sentido de cada um pegar o maior número de pepitas possível, o que configura extração ilegal. O empresário da cidade Edgar Antonelli afirma que já viu as pepitas e que elas são realmente grandes e de ouro. Segundo ele, tem muita gente largando emprego e indo garimpar, mesmo sem ter experiência, porque estaria fácil de achar as pedras.
Pontes e Lacerda é uma daquelas cidades brasileiras que surgiram a partir da garimpagem, mas há mais de duas décadas a atividade estava em baixa, mudando a configuração socioeconômica local. Na zona rural e urbana do município há cerca de 42 mil habitantes, conforme o IBGE, que, segundo o delegado Gilson Silveira, vivem de forma ordeira. O medo dele é que a chegada de "forasteiros" modifique isso. "Eles chegam com seus vícios", reclama.
Fonte: Terra
Foto: Keka Werneck / Especial para Terra

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS