Transposição do grande Amazonas amenizaria seca no Nordeste


Transposição do grande Amazonas amenizaria seca no Nordeste

Com a ideia de trazer água do Rio Amazonas para o Nordeste, o superintendente da Rádio Farol FM, de Taquaritinga do Norte, Geo Caldas, criou um movimento nas Redes Sociais em prol da transposição do Rio Amazonas para o semiárido nordestino.
O Rio Amazonas tem uma vazão na estiagem de 200 mil metros cúbicos por segundo. Na enchente, a vazão vai para 600 mil metros cúbicos por segundo, isto quer dizer que são jogados 200 milhões de litros de água doce por segundo no oceano atlântico, meio por cento dessa vazão resolve definitivamente a seca do semiárido nordestino. O procedimento seria feito com uma tubulação de 2.000 mil quilômetros e uma bomba de recalque, o que levaria esta água para o Nordeste.
O processo é possível e já foi realizado em 1930, na Califórnia, quando o Estado fez a transposição em um trecho de 2.500 quilômetros e tornou a área um dos maiores celeiros de alimentos do mundo.
O movimento, formado basicamente por vídeos de informação no Facebook, já conta com 8 mil visualizações e 700 compartilhamentos. No dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, às 10 horas da manhã, será realizado o primeiro debate sobre o tema. O evento acontecerá na cidade de Toritama, no Agreste pernambucano.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS