IGUARACY na lista da lata d’água na cabeça? Água da Barragem do Rosário dura até quando? Chefe local da COMPESA tira as dúvidas da população:


IGUARACY na lista da lata d’água na cabeça? Água da Barragem do Rosário dura até quando? Chefe local da COMPESA tira as dúvidas da população:

 
Na manhã desta sexta-feira (06.11.15), a COMPESA esteve realizando testes para verificar se as bombas dos caminhões pipas teriam força suficiente para lançar água e abastecer as grandes caixas de distribuição, após algumas tentativas e conexões estouradas, a experiência enfim alcançou sucesso, bastando apenas um reforço maior na tubulação para resistir à pressão da água na subida.
Nosso blog esteve conversando com Ubirani Rodrigues Lins, que é chefe local da COMPESA, e este disse que tal medida é para ver a possibilidade de abastecer as caixas d’água do setor de distribuição com a utilização de caminhões pipas, revelou que possivelmente na próxima semana, será encerrado o abastecimento de água através da Barragem do Rosário, porém, disse que a grande preocupação da COMPESA no exato momento, é trabalhar para evitar a distribuição de água através de caixas d’águas como acontece em cidades a exemplo de Brejinho (foto 1 - abaixo), a ideia é mesclar a água coletada através do poço fornecido com o apoio da prefeitura (foto 3), com a água da adutora do São Francisco, já tratada e coletada através de carros pipas em uma caixa d’água localizada na cidade de Afogados da Ingazeira (foto 2). 
 Parcerias estão sendo feitas para evitar a lata d'água na cabeça
Segundo Ubirani, a água que vem do poço ajuda muito, porém não tem vasão suficiente para manter o abastecimento da cidade, para se ter uma ideia, a barragem do Rosário manda para a COMPESA cerca de 40 metros de água por hora, já o poço, manda em média 4,5 metros por hora, o poço leva 48 horas para encher os 200 mil litros dos reservatórios da COMPESA, já a água que vem da barragem, leva apenas 6 horas para enchê-los, e mesmo que a água do poço fosse suficiente, existiria ainda o problema da alta concentração de metais pesados como o nitrato, deixando a água imprópria para o consumo, tendo que ter outra água para misturar e diminuir esta concentração.
Em relação aos pipas, o abastecimento também é lento, são necessários 17 deles para encher os reservatórios de distribuição da COMPESA, a ideia, é que o poço fique alimentando constantemente as duas caixas e os pipas complementando. 
Temíveis caixas d'água de distribuição aguardando a instalação
Como a cidade é abastecida por gravidade, para que exista pressão suficiente para que a água suba até os pontos mais elevados, a caixa da COMPESA tem que ser constantemente reabastecida, porque quando abre para um bairro grande, em poucos minutos a caixa já está meia e perde pressão, por isso, em um abastecimento rotineiro, a empresa normalmente trabalha alimentando continuamente a caixa pelas bombas de tratamento, já com o abastecimento lento através do poço e de carros pipa, isso irá fazer com que diminua esta pressão, ocasionando que determinados pontos mais elevados da cidade, principalmente alguns locais do Bairro Santa Ana e Bairro Frei Damião não consigam receber a água através da tubulação, infelizmente, o abastecimento será feito através das caixas de água que serão instaladas nos pontos afetados.
Para finalizar, Ubirani falou que a meta é manter o abastecimento de água nas ruas como já vem ocorrendo, de 15 em 15 dias, realça a importância da população adquirir reservatórios extras ou maiores e fazer com que haja o mínimo desperdício de água possível, para servir de exemplo, disse que em sua casa a água da máquina de lavar está sendo reutilizada para a descarga que é uma grande consumidora. 
 
Este blogueiro utiliza em sua residência o banho dentro de uma grande bacia de plástico como na imagem ilustrativa acima, e isso tem ajudado totalmente com a água da descarga, mantendo o vaso sanitário sempre limpo. 
Veja dicas de como economizar água em matéria do G1 clicando no link abaixo:

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS