Rede estadual reforça esquema contra microcefalia no interior. Três centrais serão montadas, uma será em Serra Talhada


Rede estadual reforça esquema contra microcefalia no interior. Três centrais serão montadas, uma será em Serra Talhada

Pernambuco adotará nova estratégia para lidar com o aumento dos casos de microcefalia, já presentes em quatro a cada 10 municípios do estado. Além do Recife, hospitais nas cidades de Caruaru (Agreste), Serra Talhada e Petrolina (Sertão) começarão a atender os pacientes das respectivas Gerências Regionais de Saúde. A medida visa dar celeridade aos diagnósticos e desafogar os centros de referência da capital. O anúncio oficial da força-tarefa conjunta com o interior deverá ser feito hoje, mesmo dia em que serão atualizados os boletins de ocorrências de casos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O ministério já calcula mais de 500 casos de microcefalia. Até o fim do ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que serão cerca de 2 mil. Em Pernambuco, são 268 casos notificados e 102 confirmados, de acordo com o último boletim. Até então, os pacientes – inclusive do interior – estavam se deslocando para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Centro Integrado Amaury de Medeiros, o Imip e a AACD.
Metade dos atendimentos da infectologia infantil do Huoc, atualmente, é apenas de microcefalia. “É uma demanda muito grande, que a gente não comporta. Não temos pacientes só de microcefalia”, ressaltou a infectologista do Huoc Regina Coeli. Ontem, pelo menos oito mães procuraram a unidade, incluindo uma de Exu, cidade no Sertão, a 628 km do Recife. “Estamos marcando uma média de cinco a oito pacientes por dia, para realizar a coleta e a tomografia. Sabemos que o deslocamento do interior para a Região Metropolitana é complicado, as prefeituras estão precisando reorganizar a agenda dos carros”, acrescentou a chefe do serviço de Infectologia do Huoc, Ângela Rocha.
Em Caruaru, a unidade referência será o Hospital Jesus Nazareno. O Dom Malan ficará responsável pelo atendimento dos casos em Petrolina e deve absorver também parte da demanda da Bahia. Em Serra Talhada, o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) fará o mesmo papel. A escolha das unidades de saúde levou em consideração a estrutura, o corpo técnico de profissionais e a localização geográfica.
A SES não divulgou a quantidade de registros por município. Caruaru tem quatro casos confirmados e dois em investigação. Em Serra Talhada, há pelo menos um caso confirmado. Os dados foram repassados pelas respectivas gestões municipais. Na AACD, dos cinco pacientes com procedimento aberto, um é de Surubim, Agreste. Até a próxima sexta-feira, o Huoc fechará balanço interno com o local de nascimento de cada paciente atendido.
Além da atualização do quantitativo de casos, será divulgado hoje também o protocolo para gestantes e uma atualização do protocolo de atendimento às crianças. Ontem, o governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu com deputados federais e estaduais para informar as ações desenvolvidas pelo estado.
Ontem, a presidente Dilma Rousseff (PT) cobrou à equipe interministerial o envio de três relatórios diários sobre as ações direcionadas à microcefalia. O governo federal também lançará campanha informativa.
Casos de zika notificados como dengue
O zika vírus, apontado como a principal hipótese no aumento do número de casos de microcefalia no Brasil, ainda não é notificado em Pernambuco. O Brasil não dispõe de um sistema de informação para cadastro da doença, introduzida no país depois da Copa do Mundo. A ausência do sistema impede o cadastro pelas equipes de controle epidemiológico e pode comprometer o acompanhamento dos casos de microcefalia, caso comprovada a relação entre as duas. Em Pernambuco, por exemplo, o zika permanece sendo notificado como dengue.
“Muitas pessoas já tiveram dengue, então é pouco provável que haverá uma explosão de casos da doença no próximo ano. Porém, podemos ter mais casos de chikungunya e zika. Só que não temos como detectar o zika pela falta do sistema de informação”, lembrou a coordenadora de Controle da Dengue e Febre Chikungunya da SES, Claudenice Pontes. Segundo ela, a única prevenção disponível hoje é o controle do mosquito vetor. O estado, porém, deverá fechar o ano com o índice de infestação mais alto que o planejado. “Temos hoje 61 municípios em situação de risco”, alertou Pontes. Pernambuco tem quatro casos confirmados de zika e 264 amostras coletadas, em unidades sentinela na RMR, em análise laboratorial.
A expectativa é de que o estado finalize o plano de combate ao mosquito, com ações para 2016, até o fim desta semana. O documento lançará mão de estratégias específicas para várias situações hipotéticas previstas, como surto e epidemias.“Com certeza, 80% dos casos notificados como dengue foram de zika”,afirmou o pesquisador da Fiocruz Carlos Brito.
Do Diário de Pernambuco

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS