Trabalho árduo e perigoso: Conselheiro de Iguaracy visita colegas de Tabira e traz mais informações sobre ocorrido.


 Conselheiros de Tabira Socorro, Djailsom, Ednaldo com Sérgio Coelho
O blogueiro e também CT de Iguaracy Sérgio Coelho, em visita a cidade de Tabira na manhã de hoje, aproveitou para dar um pulinho na sede do Conselho Tutelar da cidade e buscar mais informações sobre o ocorrido no dia de ontem (22) e que deixou a todos apreensivos e assustados.  Segundo informado pela conselheira Socorro, na hora do acontecido, a mesma trancou-se em uma sala com umas adolescentes para poder ligar para a polícia enquanto o conselheiro Geneci teve que usar de força física para conter o acusado que ainda quebrou uma cadeira, tentou virar o birô e quebrar um televisor de led que fica na sala de recepção. 
O Conselheiro Ednaldo disse que apesar de ter havido ameaças de morte por parte do acusado, desta vez foi apenas um susto, mas que infelizmente a sede do conselho tutelar fica diariamente desguarnecida sem nenhum apoio policial ou mesmo de um guarda municipal e que a situação é esta que os conselheiros estão passando, trabalhando para proteger os outros sem ter a devida proteção. 

Conselheiros Tutelares trabalham assustados em suas próprias sedes que naturalmente deveria ser um ambiente seguro e protegido. No mínimo deveria haver um controle na entrada através da presença de um guarda municipal ou contratado e também câmeras de vigilância no local. Os conselheiros sentem-se desprotegidos e ameaçados em suas próprias sedes, isso porque constantemente atendem crianças, adolescentes e famílias inteiras que são vítimas de todo tipo de criminosos. 
As autoridades só vão acordar para este perigo quando acontecer uma tragédia de repercussão como a de Poção onde três conselheiros foram cruelmente assassinados. 
Balanço da semana:
Nesta última semana o conselho tutelar trabalhou em algumas diligências junto com a PM, em bares e até mesmo residências, onde em um dos casos houve até prisão, na última sexta (18.12.2015) enquanto este conselho atendia um menor usuário e suspeito de tráfico de drogas, adultos suspeitos por aliciamento rondaram as imediações no sentido de tentar intimidar a vítima ou até mesmo agentes deste órgão de defesa, já no dia de ontem (21), a sede do CT serviu de abrigo para refugiar menores vítimas de ameaças de morte, no dia de hoje (22), o CT foi junto com a PM para o distrito de Jabitacá cumprindo ordem judicial onde duas crianças foram subtraídas da genitora. 
O distrito de Jabitacá não possui policiamento efetivo, e como o número particular de alguns conselheiros são bastantes conhecidos, é comum estes serem usados para fazerem a ponte junto com a polícia e isso acaba repercutindo que foi fulano ou sicrano do conselho que acionou os policiais. Este pequeno balanço das atividades, mostra que querendo ou não, o CT é um órgão visado e que conquista muitos desafetos e precisa urgente de uma atenção especial das autoridades que tem o poder nas mãos de fazer com que o trabalho seja menos árduo e perigoso.

Share/Bookmark

0 comentários: