102 ANOS DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO: MILHARES DE FIÉIS PARTICIPARAM DA PROCISSÃO E MISSA CAMPAL EM IGUARACY


102 ANOS DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO: MILHARES DE FIÉIS PARTICIPARAM DA PROCISSÃO E MISSA CAMPAL EM IGUARACY

Milhares de fiéis católicos participaram na tarde da última quarta-feira (20), do encerramento da Festa de São Sebastião, Padroeiro da cidade de Iguaracy-pe, marcada pela tradicional procissão que percorreu as principais ruas da cidade. Com cantos de louvor, orações e fogos de artifício, os fiéis saudaram a imagem do padroeiro.
A concentração aconteceu na conhecida Praça Antônio Rabelo, em frente a igreja matriz, de onde saíram em procissão. A imagem do Mártir passou inicialmente pela Avenida José Bezerra Câmara, seguiu pelo trecho urbano da PE-292 e finalizou ao passar pela Rua Antônio Santana. Logo após o término da procissão, foi dado início a missa campal, realizada no palco montado na Praça Antônio Rabelo.
Mesmo com a abençoada chuva, que está voltando ao sertão, este ano teve recorde de público com a presença de milhares de fiéis.
Vale apena destacar a participação da banda marcial da Escola Municipal Dr. Diomedes Gomes Lopes que esteve acompanhando a procissão e abrilhantou o evento com seus integrantes.
O prefeito Francisco Dessoles acompanhado da primeira-dama Verônica Véras, participou da procissão e da missa. 
A procissão, que antecedeu a missa, teve início na Praça e terminou no mesmo local. Cerca de 2 mil fiéis participaram do cortejo, entre eles, populares, comerciantes e lideranças políticas.
São Sebastião
O Santo foi um soldado romano que viveu no século 3 da era Cristã, e a partir de um determinado momento, se converteu ao cristianismo e, por conseguinte, começou a contrariar os interesses do Império Romano.
Por essa razão, foi pressionado a abandonar a fé, porém se recusou, sendo julgado e condenado á morte. De acordo com relatos históricos, São Sebastião foi flechado, mas sobreviveu. Depois de descobrir que ele ainda vivia, o imperador Diocleciano ordenou aos soldados romanos que o prendessem e o executassem com flechadas, desta feita obtendo êxito.
A imagem do santo descreve o momento em que ele foi morto pelos romanos, amarrado em uma árvore e com o corpo cravado por flechas.
Chegada a Praça
A celebração foi presidida pelo pároco local, o Padre Erinaldo Sultério de Morais. Como a igreja matriz da cidade já não comporta o grande número de fiéis, e, para momentos especiais, é preciso criar uma estrutura de som e palco, e com essa estrutura foi possível fazer uma festa para receber um público tão grande, estimado em cerca de 2 mil pessoas.
Nos momentos finais da missa, o padre agradeceu a todos que contribuíram com doações ou com o trabalho voluntário, para que a festa acontecesse. Agradeceu também ao prefeito pelo apoio dado para a realização da festa. Como em todos os anos acontece, o Governo Municipal apoia a festividades religiosas e promove a programação cultural, que já é tradição. 
Vereadores, secretários de governo e diversas autoridades do Município também participaram. A imprensa regional acompanhou de perto a programação e a missa foi transmitida ao vivo pela Rádio Pajeú AM de Afogados da Ingazeira.
O prefeito foi homenageado e presenteado pela comissão organizadora da festa. 
Foram dez dias de uma extensa programação. Durante as missas diárias, sacerdotes católicos de outras comunidades, estiveram visitando a cidade. Independente da crença, essa tradição mantém viva a cultura, a fé e a identidade de seu povo. A festa de São Sebastião faz parte da história da cidade e é referência cultural em toda região do Pajeú.
A fé e devoção, é sempre algo que marca a procissão ao Mártir São Sebastião, uma festa de várias décadas, e até hoje, muita gente vêm somente para agradecer ao santo. Muitos fazem o percurso com os pés descalços, uma forma de pagar suas promessas, já que usam a fé para pedir ao santo, e quando são realizadas as súplicas, fazem esse sacrifício como forma de pagar a graça recebida.
Bela decoração e organização, elogiada por todos, inclusive os filhos ausentes que visitaram a cidade no período.
Parabéns aos juízes da festa de 102 anos e a Paróquia de Iguaracy pela realização de tão grandioso evento, envolvendo numerosos setores e equipes, inclusive de outras cidades, tendo em vista que, apesar de toda a complexidade para fechar a programação, anualmente consegue realizá-la com atenciosa e respeitosa atenção. (Matéria e fotos de Bruno Júnior)
Comissão Organizadora - Juízes
Veja todas as imagens do evento CLIQUE ABAIXO









BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS